Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Sensação de Velho Chico, Carol Castro teve de fazer teste chorando

Fotos Reprodução/TV Globo

A atriz Carol Castro participa da novela Velho Chico como Iolanda em 24 capítulos - Fotos Reprodução/TV Globo

A atriz Carol Castro participa da novela Velho Chico como Iolanda em 24 capítulos

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 16/3/2016 - 5h16

Carol Castro virou a sensação de Velho Chico logo no primeiro capítulo pelas cenas de nudez que protagonizou ao lado de Rodrigo Santoro e pela força de sua personagem. Apesar dos 13 anos de carreira e de ostentar nove novelas no currículo, ela teve de fazer teste para conquistar o papel e provar que poderia cantar, dançar e emocionar o público como Iolanda. "Não foi um teste normal por ser com o Luiz Fernando [Carvalho, diretor-geral da trama]. Tinha um jogo de sombras, tinha de dançar e cantar chorando", diz a atriz. Os nudes, para ela, não são problema. "Estou a serviço da dramaturgia", fala.

Iolanda marca uma nova fase na trajetória de Carol, que estreou na TV em Mulheres Apaixonadas (2003), com uma personagem sexy e ambiciosa, mas bem distante dos protagonistas que hoje trabalham ao seu lado, como Rodrigo Santoro, Camila Pitanga e Christiane Torloni. Ao longo de sua trajetória, ela fez muitas coadjuvantes e uma vilã odiada em O Profeta (2006), mas nada que causasse impacto como o papel em Velho Chico.

Apesar de ser uma participação com duração de 24 capítulos, a intérprete da fogosa Iolanda se diz honrada por "gerar" essa personagem e depois entregá-la a Christiane Torloni. "Esse é um momento especial. Estou realizando o sonho de trabalhar com o Luiz Fernando e com Benedito Ruy Barbosa. Ser dirigida pelo Luiz Fernando é como dançar com o invisível. Ele vai colocando você no lugar e falando a coisa certa para você chegar naquele estado", comenta.

Carol Castro em cena do primeiro capítulo da nova novela das nove da Globo

Carol conta que nunca pensou em cantar em uma novela. Ela começou a preparação de canto há um ano sem imaginar que estaria fazendo isso no horário nobre agora. As aulas de canto surgiram quando apareceu a oportunidade de integrar o elenco do musical Nine. "Impressionante como a música está chegando na minha vida. Calhou de acontecer", declara.

As aulas de canto continuaram a partir do momento em que ela foi bem-sucedida no teste e escolhida para viver Iolanda na primeira fase da novela das nove. Só que Carol passou a cantar junto com Christiane Torloni. A atriz afirma que elas andavam juntas e se observavam, ensaiando o tempo inteiro para criar uma forma única de interpretação da Iolanda.

Separação

Nos próximos capítulos, Iolanda sofrerá bastante ao perceber que seu grande amor não voltará mais. Muitas vezes, ela aparecerá cantando e olhando para porta do bar com a esperança de  que o filho do coronel volte. Por amigos, descobrirá que  Afrânio (Rodrigo Santoro) se casou no interior da Bahia. Devastada, sacudirá a poeira e dará a volta por cima.

Carol Castro em cena do primeiro capítulo de Velho Chico com Rodrigo Santoro

Os dois só voltam a se encontrar 17 anos depois. Ela vai ler em um jornal que o advogado foi baleado e está entre a vida e a morte em um hospital de Salvador (Bahia). Ao chegar lá, encontrará somente sua filha, Tereza (Julia Dalavia). A jovem contará que o pai ficou viúvo quando seu irmão nasceu, e a paixão adormecida voltará com força total.

"É um amor mais forte e acho que, por isso, toca tanto as pessoas. Tem aquele peso todo. É bonito a força da Iolanda, uma mulher com atitude e que não deixa se fraquejar. É bonito representar esse amor e essa mulher", diz.

Um dos pontos altos da personagem é enfrentar o machismo, que vem justamente de uma mulher, a mãe de Afrânio, Encarnação (Selma Egrei). Para a atriz, o posicionamento da Iolanda é muito interessante. Ela não aceita o fato de seu grande amor não a assumir como sua mulher porque ela é cantora de bar. "Ela representa a efervescência cultural. É moderna, está à frente de seu tempo", conclui a atriz. 


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Confira cinco reportagens especiais sobre Velho Chico:

Novela para conservadores: "sem sacanagem", disse o autor
Modelo perdeu virgindade com Rodrigo Santoro
Símbolo de crise na Globo, peruca de Antonio Fagundes ganhou tintura
Em ataque de fúria, Tereza deu uma surra em Luzia
Na novela, personagem de Montagner se salvou após sumir no rio

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.