Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

SEM CLAMOR

Sem carisma e contraditória: 5 vezes que Aline afundou Terra e Paixão

FOTOS: MANOELLA MELLO/TV GLOBO

A atriz Barbara Reis usa regata vermelha e posa em ambiente de fazenda da novela Terra e Paixão como Aline

Aline (Barbara Reis) em Terra e Paixão: mocinha tem uma história que anda em círculos e cansa

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 7/11/2023 - 14h00

Terra e Paixão completa seis meses no ar nesta quarta-feira (8) com uma mocinha que não é popular como as anteriores criadas pelo autor Walcyr Carrasco. Aline até é bem defendida na atuação de Barbara Reis. Mas a viúva não tem o carisma de Maria da Paz (Juliana Paes) nem move montanhas como Clara (Bianca Bin), as protagonistas de A Dona do Pedaço (2019) e O Outro Lado do Paraíso (2017), respectivamente.

O caso de Aline está mais para o de Filomena (Débora Nascimento), que foi ofuscada ao encabeçar o elenco de Êta Mundo Bom! ao lado de Sergio Guizé em 2016. É claro que muitos fatores contam para o resultado final, além do carisma da própria atriz, ainda mais quando a história da personagem tem tantos furos e contradições. 

Um sinal claro de que a ex-professora não é a queridinha do Brasil --posto que muitas mocinhas de novelas das nove da Globo já ocuparam-- pode ser observado nos intervalos comerciais. Cauã Reymond (Caio), Tatá Werneck (Anely) e Agatha Moreira (Graça) são rostos do elenco de Terra e Paixão que estrelam grandes campanhas publicitárias atualmente.

Importante lembrar que Carrasco pode ser considerado uma máquina de fazer suas mocinhas lucrarem. Na última novela dele, Juliana Paes e Paolla Oliveira, que interpretava a influenciadora digital Vivi Guedes, encheram os cofrinhos. 

Confira cinco vezes que Aline jogou contra ela mesma em Terra e Paixão:

Paixão por Daniel

A paixão de Aline por Daniel (Johnny Massaro) sempre foi sem pé nem cabeça. Além da falta de química entre os atores, a personagem abriu a guarda para o engomadinho assim que o pai dele matou o marido dela e ainda por cima queimou a casa que ela morava.

Para quem não lembra, Aline e o filho, João (Matheus Assis), só escaparam da morte graças a Caio e a Cândida (Susana Vieira) --a idosa a escondeu em um armário após o mocinho correr com ela de jagunços armados até os dentes.

Sem sede de vingança

Agora, Aline quer fazer justiça, mas ela demorou demais para ficar com sangue nos olhos. A professora nunca alimentou um grande desejo de vingança, como foi o caso de Clara em O Outro Lado do Paraíso. Ah, Maria da Paz também não queria se vingar, mas a doceira era aquele tipo de guerreira que venceu logo na história, virando a rainha da superação.

Caio e Aline

Caio e Aline: história de amor não comove 

Corre em círculos

Aline vive dando voltas e retornando ao mesmo lugar de onde partiu no começo da história. Ela já teve a casa queimada, a plantação destruída em um incêndio criminoso, rejeitou o amor de Caio várias vezes e prometeu colocar Antônio atrás das grades outras tantas... Parece até que ela está eternamente no "dia da marmota" --expressão usada para quem vive a mesma situação várias vezes. 

Moda e sedução

Os exemplos anteriores deste texto, Clara e Maria da Paz, também foram mocinhas que ditaram moda. Aline é uma mulher que desperta paixões, mas não é uma sedutora-nata com seu estilo rústico e simples. Faltou pensar nesse peso que a construção da personagem deveria ter. Esses ingredientes, aliás, fazem a diferença para a atriz lucrar com publicidade. Paolla Oliveira como Vivi Guedes que o diga. Em A Dona do Pedaço, ela liderou no quesito. 

Ingrata

Aline sabe ser ingrata também. O fato de ela se voltar contra o homem que se mantém ao seu lado a trancos e barrancos quebra essa história de amor dela com Caio, que já não é tão palpitante para quem acompanha a saga rural.

Ele merece os chacoalhões que a viúva lhe dá, mas Aline também cospe demais no prato que comeu. Para completar esse rompimento bizarro que eles tiveram recentemente, vem aí uma gravidez que a mocinha vai esconder do ex-noivo. Mais batido, impossível!

Terra e Paixão é escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes. A história é ambientada na fictícia cidade de Nova Primavera, em Mato Grosso do Sul. A trama ficará no ar até 19 janeiro do ano que vem e será substituída pelo remake de Renascer (1993). 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Terra e Paixão e outras novelas:


Resumos Semanais

Terra e Paixão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 17 a 19/1

Quarta, 17/1 (Capítulo 219)
Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.