Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ERRO DE COBRANÇA

Carlos Alberto de Nóbrega se livra de dívida de IPTU de mansão em Alphaville

Divulgação/SBT

Carlos Alberto no comando de A Praça É Nossa, do SBT, em 12 de março de 2020

Carlos Alberto de Nóbrega, de A Praça É Nossa, foi cobrado indevidamente por mansão em Alphaville

LI LACERDA e ELBA KRISS

elba@noticiasdatv.com

Publicado em 5/5/2020 - 5h32

Carlos Alberto de Nóbrega, de 84 anos, se livrou da dívida de IPTU referente à mansão de Alphaville, em Santana de Parnaíba, São Paulo. O apresentador do SBT estava sendo cobrado por atrasos no pagamento do imposto. A prefeitura levou o comunicador à Justiça. Lá, segundo ele, foi comprovado o erro na cobrança. "Ela é que está me devendo", afirma Nóbrega.

"Eles fizeram uma cobrança indevida. Eles mesmo já verificaram que existe um erro e já corrigiram isso, o que causou um constrangimento [a Carlos Alberto de Nóbrega]", completa Gabrielle Brandão, advogada do veterano. O processo corre no setor das execuções fiscais do Foro de Santana de Parnaíba.

A residência em questão é a mansão em que o apresentador morou com Andréa Nóbrega, sua ex-mulher. Atualmente a propriedade é usada pela socialite e pelos dois filhos do ex-casal, Maria Fernanda e João Victor. "Ele tem uma parte na propriedade, e todos os valores referentes à casa e à manutenção da mesma é ele quem paga", justifica sua advogada.

De acordo com Gabrielle, a propriedade foi construída em dois lotes, e a cobrança de IPTU era feita com base nesses terrenos. Em determinado momento, porém, a própria administração do município de Santana de Parnaíba unificou os dois. 

"Criou-se então uma outra inscrição [municipal do lote]. Mas, em vez de eles desconsiderarem as duas inscrições anteriores, durante muitos anos mandaram a cobrança de IPTU das duas e também da unificada", explica.

"Foi uma cobrança em duplicidade, quase que triplicidade. Hoje a prefeitura deve para nós. Não sei dizer o valor, porque tudo ainda vai ser calculado. Só para você ter noção que foram pagas três inscrições sendo que apenas valia uma", acrescenta ela.

Carlos Alberto soube da suposta dívida apenas quando foi intimado. O apresentador ficou tranquilo ao ser informado do caso, pois sua contadora -- Gabrielle também administra a contabilidade da estrela do SBT --, verificou a inconsistência no débito logo no início.

"Ele estava sendo cobrado indevidamente. Também não teve penhora [dos bens dele]. A gente se manifestou no processo, e a própria prefeitura verificou que existia um erro. Ela se manifestou dizendo que estava cancelando as inscrições que geram duplicidade", reitera.

Em março último, a Justiça determinou a retirada do nome do apresentador de A Praça É Nossa "do banco dos órgãos de cadastros de restrição ao crédito". Agora, o comunicador aguarda a restituição dos valores pagos a mais.

À reportagem, Nóbrega diz que não pretende processar a prefeitura de Santana de Parnaíba pelo inconveniente e que está satisfeito com o desfecho. "Não aconteceu nada. Era mentira. Não devo a ninguém. O dia que eu deixar de pagar uma dívida é porque morri. Pode ter certeza", finaliza.

Procurada, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santana de Parnaíba informou não ter autorização para fornecer ou comentar nenhum dado particular dos contribuintes.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.