Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PASSADO ESCONDIDO

Rodrigo Faro quase foi o temido Cadeirudo de A Indomada; entenda

Reprodução/Record

Rodrigo Faro de blusa vermelha, fala ao microfone no cenário de seu programa na Record, Hora do Faro

Rodrigo Faro no cenário de seu programa na Record, Hora do Faro; na Globo, ele quase foi o Cadeirudo

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 10/9/2020 - 6h55

Muito antes de se tornar apresentador na Record, Rodrigo Faro teve carreira de ator na Globo. Sua primeira novela foi A Indomada (1997), e por pouco ele não terminou a trama com enorme destaque. O grande mistério da história girava em torno do Cadeirudo, figura que assustava mulheres pela cidade. Aguinaldo Silva cogitou que o personagem de Faro fosse o aterrorizador, e ele chegou até a gravar as cenas em que se revelava.

Em A Indomada, Faro tinha 24 anos e interpretava Beraldo, rapaz que trabalhava num empório durante o dia e como barman durante a noite, além de dar suas escapadas para o bordel de Greenville quando podia. Um papel bem coadjuvante.

Mas Aguinaldo Silva viu algum potencial nele. A atriz Sônia de Paula, que viveu a beata Lurdes na novela das nove, conta que seis finais diferentes foram gravados para o Cadeirudo, cada um com um personagem sendo revelado como a figura com andar desengonçado que assustava as prostitutas.

Reprodução/TV Globo

Rodrigo Faro como o Beraldo de A Indomada

"O Cadeirudo foi revelado no penúltimo capítulo. Nós [atores] descobrimos quem era junto com o público, vendo a novela. Seis atores gravaram os finais [dessa trama] com seus personagens. Eu, o Licurgo [Spínola], o Rodrigo Faro", ela conta, sem lembrar quem foram os outros três. Nem os próprios atores sabiam o que autor e direção decidiriam sobre esse mistério.

"Tanto é que na época o Marcos Frota [que também estava no elenco] disse que a filha dele perguntava quem era o Cadeirudo, e ele dizia: 'Eu não sei'. As pessoas faziam aposta, ninguém sabia mesmo", ressalta a atriz.

Após A Indomada, Rodrigo Faro ainda foi ator da Globo até 2006 e atuou em várias novelas, como Malhação (da qual foi protagonista em 1998), O Cravo e a Rosa (2000) e O Profeta (2006). Em 2008, ele foi contratado pela Record e assumiu a apresentação de O Melhor do Brasil.

Cadeirudo no Globoplay

Já Sônia de Paula ganhou muita fama após a revelação de que o Cadeirudo era Lurdes, que criou o personagem mancomunada com a vilã Altiva (Eva Wilma). Ela teve de lidar com abordagens curiosas do público. "A repercussão foi uma loucura, as pessoas queriam que eu andasse como o Cadeirudo, mas na verdade era um bailarino que fazia aquele andar", revela.

Sônia está longe das novelas desde 2009, e na última década se dedicou a realizar produções culturais e educativas para crianças. Ela está animada com a entrada de A Indomada no catálogo do Globoplay.

"É sempre uma emoção ver uma obra depois de alguns anos e ver que é muito atual. Estou muito feliz de poder ter a oportunidade de rever mais uma vez esse trabalho. Foi muito gratificante", declara.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.