Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

A sete chaves

De pênis na caixa a mãe transexual: os segredos mais bem guardados das novelas

Divulgação/Rafael Campos

Eric (Mateus Solano) esconde um grande segredo sobre sua ex-mulher em Pega Pega - Divulgação/Rafael Campos

Eric (Mateus Solano) esconde um grande segredo sobre sua ex-mulher em Pega Pega

MARCELA BONAZZI

Publicado em 29/9/2017 - 5h21

Personagem de Mateus Solano em Pega Pega, Eric esconde um terrível segredo. Na novela das sete da Globo, poucos personagens já desvendaram o mistério _e ficaram em choque. O telespectador, por enquanto, só sabe que se trata de um recurso manjado na teledramaturgia nacional para manter a audiência em alta.

Em 1988, por exemplo, Vale Tudo parou o país com a pergunta "Quem matou Odete Roitman?". Depois, vieram o serial killer de A Próxima Vítima (1995), só revelado na última cena, e o assassino de Lineu Vasconcellos (Hugo Carvana) em Celebridade (2003).

Mas nem só de mortes vivem os mistérios das novelas. Perpétua, defendida por Joana Fomm em Tieta (1989), intrigou o público com o conteúdo que mantinha a sete chaves em uma caixa. Na Record, Denise Del Vecchio interpretou uma mãe que, na verdade, era um travesti, em Vidas em Jogo (2011).

A seguir, alguns dos segredos mais bem guardados das novelas:

Divulgação/TV Globo

Perpétua (Joana Fomm) não contava o que escondia na caixa: era o pênis do marido morto

O pênis do marido de Perpétua
Perpétua (Joana Fomm) sempre abria furtivamente seu guarda-roupas em Tieta (1989) à procura de uma caixa. A personagem era uma beata conservadora que só andava de roupas pretas, para sinalizar o luto pela morte do marido, e que se enfurecia com o comportamento liberal de sua irmã, Tieta (Betty Faria).

Ao longo da trama, alguns personagens descobriram o segredo da caixa, como a própria Tieta, mas o público só pôde matar a curiosidade no último capítulo: era o pênis do marido da personagem.

O mistério que restou para a posteridade foi como ela conseguiu manter o órgão sexual tão bem preservado. Essa pergunta, sim, nunca chegou a ser respondida.

Reprodução/TV Globo

Odete Roitman (Beatriz Seagall) leva tiro fatal em Vale Tudo: mistério parou o país em 1988

Quem matou Odete Roitman?
A frase "Quem matou Odete Roitman?" é conhecida até por gerações que não vivenciaram o sucesso de Vale Tudo, trama sobre corrupção, falta de ética e inversão de valores morais que hipnotizou o Brasil recém-democratizado, em 1988.

O mistério em torno da morte da personagem de Beatriz Segall, uma rica e esnobe empresária, do tipo que destratava filhos e funcionários, levou a audiência da novela de Gilberto Braga perto dos 100% dos televisores ligados.

O crime, para surpresa de todo mundo, foi cometido por engano. Leila Castanheda (Cássia Kiss) queria, na verdade, matar Maria de Fátima (Gloria Pires), amante de seu marido, Marco Aurélio (Reginaldo Faria). Mas, sem perceber, atirou em Odete.

Divulgação/TV Globo

Lurdes Maria (Sônia de Paula) foi revelada como o Cadeirudo no final de A Indomada (1997)

O Cadeirudo de Greenville
O Cadeirudo era uma criatura que aterrorizava Greenville, cidade criada por Aguinaldo Silva em A Indomada (1997). Toda noite de Lua cheia, o ser de ancas largas atacava as mulheres, principalmente as prostitutas, para o terror de Zenilda (Renata Sorrah), comandante do bordel local.

No último capítulo, as mulheres armaram uma emboscada. Usaram a fogosa Scarlet (Luiza Tomé) como isca e o capturaram. Ao revelar seu rosto, ficaram incrédulas ao se defrontarem com Pitágoras (Ary Fontoura). O mistério aumentou ainda mais quando o verdadeiro Pitágoras ficou frente a frente com o Cadeirudo.

O público só descobriu a identidade no final da cena seguinte, quando a juíza Mirandinha (Betty Faria) e o delegado Motinha (José de Abreu) revelaram que o Cadeirudo não seria preso, já que não feria suas vítimas, só as assustava. Foi quando a beata Lurdes Maria (Sônia de Paula) se revelou o Cadeirudo, que ela inventou para afugentar as garotas de programa.

Divulgação/Geraldo Modesto

Astromar Junqueira (Rui Resende) era o maior suspeito de ser o lobisomem de Roque Santeiro

O lobisomem de Roque Santeiro
Mulheres também eram atacadas em noites de Lua cheia da fictícia Asa Branca, a cidade em que se passava Roque Santeiro (1985), uma sátira da situação política brasileira da época, um dos maiores sucessos de todos os tempos.

O professor Astromar Junqueira (Rui Resende) era o principal alvo das especulações do povo local, afinal seu comportamento misterioso levantava suspeitas. Mas o suspense se manteve até o último capítulo, quando, ao som de Mistérios da Meia-Noite, de Zé Ramalho, Astromar se transformou na fera peluda diante das câmeras.

Divulgação/Rede Record

Augusta (Denise Del Vecchio) viveu uma personagem transexual em Vidas em Jogo (2011)

A verdadeira identidade de Augusta
Doceira e mãe dedicada, Augusta (Denise Del Vechio) teve sua verdadeira identidade revelada no meio de Vidas em Jogo, exibida pela Record e reprisada recentemente. A trama paralela surpreendeu tanto que acabou roubando a cena do principal mistério da trama: quem era o palhaço assassino?

Após muita pressão de Raimundo (Romulo Neto) para descobrir o segredo da mãe, o mistério foi exposto no meio de uma briga com a rival da doceira, Regina (Beth Goulart), que revelou que Augusta era, na verdade, transexual e pai biológico do playboy, não sua mãe. Seu nome original era Augusto, ex-marido de Adalgisa (Cláudia Alencar).

A revelação foi mais comentada do que a identidade do palhaço que matava os dez participantes de um bolão da Mega Sena, um a um. No último capítulo, foi revelado que o palhaço era uma invenção de Adalberto (Luiz Guilherme).

Reprodução/TV Globo

O ator Juliano Cazarré na pele do jogador de futebol Adauto em Avenida Brasil, de 2012

A chupeta de Adauto
Um segredo de Adauto (Juliano Cazarré) deixou os telespectadores de Avenida Brasil (2012) intrigados. O personagem, um jogador de futebol, perdeu o pênalti que alçaria seu time, o Divino Futebol Clube, à primeira divisão após outro atleta sussurrar algo em seu ouvido.

Foi só no último capítulo que Olenka (Fabiula Nascimento), namorada do ex-gari, descobriu: o rival sussurrou "Chupetinha" no ouvido do jogador. Atrás de explicações, ela procurou o amado e foi revelado que esse era seu apelido, já que ele nunca conseguiu abandonar o hábito infantil de chupar o objeto.

A cabeleireira, então, sugeriu a Adauto queimar a chupeta para se livrar do trauma. Ele seguiu o conselho da amada e, livre, conseguiu garantir a classificação do Divino para a primeira divisão.

Divulgação/tv gLOBO

Segredo de Sandrinha (Adriana Esteves) foi exposto por empregada que nunca tinha falado

A explosão do Tropical Towers
A explosão do shopping center Tropical Towers em Torre de Babel (1998) foi um artifício usado por Silvio de Abreu para matar personagens rejeitados pelo público, em especial o casal de lésbicas formado por Leila (Silvia Pfeifer) e Rafaela (Christiane Torloni).

A partir daí, um mistério se instaurou: quem foi o responsável pela tragédia? O pedreiro (e vilão) José Clementino (Tony Ramos) confessou ter colocado explosivos no centro comercial, mas a verdadeira vilã era Sandra (Adriana Esteves), sua filha. Ela armou para incriminar o pai em busca de vingança pelo assassinato da mãe.

Quem entregou Sandra foi a empregada Luzineide (Eliane Costa), uma surpresa, já que ela não tinha falado uma única palavra durante toda a novela. Revoltada, a personagem revelou ter ouvido Sandrinha falar sobre os planos de Ângela (Claudia Raia) para explodir o prédio e os colocou em ação.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.