Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

IDEIA DE VILÃO

Resort no Pantanal? Por que olho gordo de Tenório é condenado na novela

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem de fotos com Tenório (Murílo Benício) e imagem aérea do Pantanal exibida na novela das nove da Globo

Personagem com crimes na novela, Tenório (Murílo Benício) defende criação de resort no Pantanal

VINÍCIUS ANDRADE

vinicius@noticiasdatv.com

Publicado em 6/5/2022 - 6h40

Personagem com passado de crimes em Pantanal, Tenório (Murilo Benício) passou a defender a construção de um resort na região que dá nome para a novela das nove da Globo. Nos capítulos mais recentes da trama, ele tem tentado convencer Guta (Julia Dalavia) e José Leôncio (Marcos Palmeira) de que o empreendimento seria um negócio lucrativo. Esse tipo de propriedade, porém, não é bem aceito no bioma.

O Notícias da TV conversou com Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur/MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), que explicou que o Pantanal não tem resorts, espaços que demandam mais área construída em comparação com acomodações como hotéis ou pousadas.

"Boa parte das pousadas que nós temos no Pantanal eram fazendas que se adaptaram, criaram apartamentos em locais já habitados para receber as pessoas, mas ainda assim são poucos apartamentos. O pantaneiro, acima de tudo, tem a consciência de preservação", explica.

Ele cita como único exemplo de opção mais luxuosa, mas que ainda assim não é classificada como resort, o Refúgio Ecológico Caiman --considerado uma pousada. O espaço, que oferece 18 suítes e duas vilas privativas para turistas, se define como um lugar de ecoturismo com objetivo de "conservar a fauna, a flora e a cultura pantaneiras".

O empreendimento foi construído há mais de 30 anos em uma fazenda de gado, com um espaço total de 53 mil hectares. "Esse é um exemplo de local de luxo da região, mas que trabalha com a preservação: dentro dele, funcionam o Instituto Arara Azul, o Projeto Onçafari e o Projeto Papagaio-Verdadeiro", diz o chefe da Fundtur.

Diferença entre resort, hotel e pousada

Aquidauana (local onde a novela é gravada), Anastácio, Miranda, Corumbá e Ladário são os municípios do Pantanal com opções de hospedagem. A maioria das acomodações na região não oferecem mais de 20 suítes.

O Ministério do Turismo usa o SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem) como uma ferramenta para indicar a classificação dos locais de hospedagem com cadastro regular no Brasil.

Para ser um resort, por exemplo, não basta ao empreendimento oferecer piscina e quartos com serviço de luxo, é necessário ser um "hotel com infraestrutura de lazer e entretenimento que disponha de serviços de estética, atividades físicas, recreação e convívio com a natureza no próprio empreendimento". Ou seja, o hóspede não precisa sair do espaço durante a estadia, tem tudo à sua disposição ali mesmo.

Imagem aérea do Pantanal exibida na novela da Globo

Imagem do Pantanal exibida na novela

Já a classificação de hotel é a seguinte: "Estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo dos hóspedes, mediante cobrança de diária".

De acordo com a Fundtur, o tipo mais comum de hospedagem no Pantanal é a pousada. Para ter essa classificação, o local não pode ter mais de 30 suítes nem ser separado por andares.

Veja o que o Ministério do Turismo entende como pousada: "Empreendimento de característica horizontal, composto de no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção, alimentação e alojamento temporário, podendo ser em um prédio único com até três pavimentos, ou contar com chalés ou bangalôs".

Discussão na novela

No capítulo de Pantanal exibido em 29 de abril (sexta-feira da semana passada), Tenório contou para a mulher durante um almoço com o pai de Jove (Jesuita Barbosa) sobre os planos de os dois entrarem em sociedade para construírem um empreendimento na região. "Não pode resort, é hotel", comentou o personagem de Murilo Benício.

"Aqui tem que fazer as coisas na medida certa, todo mundo que tentou medir forças com o Pantanal quebrou a cara. Fazendo a coisa direitinho, com calma, pode ser um bom negócio", respondeu José Leôncio.

Segundo eles, o hotel seria feito em "umas terras meio que sem uso". Já no episódio de segunda-feira (2), o protagonista interpretado por Marcos Palmeira descobriu que o possível sócio era muito rico, mas tinha um passado como grileiro (quem obtém a posse de terras com documentos falsos) no Paraná, de onde saiu fugido.

Ou seja, a novela jogou na conta de um vilão o interesse em montar um resort para conseguir ganhar dinheiro com turismo. Na quarta (4), Tenório e Guta conversaram sobre a possibilidade da construção do espaço para hospedagem, pois o grileiro tenta convencer a filha a trabalhar ao seu lado.

"Quanto ao hotel, isso vai dar mais dinheiro do que criar boi aqui no Pantanal", projetou ele. "De fato, o turismo funcionaria muito bem aqui, se adequando com as necessidades do lugar", respondeu a herdeira, que ouviu do pai:

Antes de ter essa conversa com o José Leôncio sobre o hotel, que deveria ser resort, o seu pai entendeu que não tem informação sobre a coisa toda. Eu achei que qualquer coisa cabia aqui. Era só fazer uma pista de pouso decente e ficar esperando turista. José Leôncio pode até ter feito mal juízo ao meu respeito, mas ele me fez entender que o Pantanal não aceita desaforo. Isso eu tive que reconhecer.

"Turismo pode ser uma atividade econômica tão forte quanto a pecuária, mas tem que ser feito da forma certo", argumentou a engenheira. "E o seu pai tava indo com muita sede ao pote, eu só tava pensando no dinheiro que a gente iria trazer pra cá, no progresso e nos postos de emprego. Só que eu não vi o impacto que isso iria causar nesse paraíso aqui, conversando com ele [Leôncio] eu vi que turista prefere ver onça do que pecuarista", provocou Tenório.

"E não é só onça. Turista gosta de árvore, pássaro, jacaré. Mas, pra isso, precisa estar tudo preservado, funcionando", rebateu Guta. "Quando esse povo perceber que preservando a gente vai ganhar mais dinheiro do que desmatando, essa terra vai ficar mais verde do que na época de Cabral. A gente vai resolver o problema da queimada. Não é isso o que todo ambientalista quer?", questionou ele, que continuou com o discurso.

"A gente vai seguir o período de defeso, a gente pode implementar o 'pesque e solte', a gente vai respeitar todas as recomendações ambientais", falou o personagem de Murilo Benício. "O turismo ambiental pode ser nocivo se não for feito da forma certa", reforçou a jovem interpretada por Julia Dalavia.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#99 - Jove e Juma fogem e provocam fúria" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.