Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

METADE DE NADA

Renascer: Tião Galinha cai na real e descobre que levou golpe de Egídio

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Tião Galinha (Irandhir Santos) em cena de Renascer

Tião Galinha (Irandhir Santos) em cena de Renascer; trabalhador foi passado para trás pelo patrão

ODARA GALLO

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 27/2/2024 - 20h00

Tião Galinha (Irandhir Santos) ficará desiludido ao descobrir que foi enganado por Egídio (Vladimir Brichta) em Renascer. Ao visitar a terra que o patrão prometeu dividir com ele, o trabalhador descobrirá que não passa de um monte de mato. O marido de Joana (Alice Carvalho) perceberá que nem o trabalho de uma vida toda fará aquele terreno render algum fruto.

O fazendeiro decidiu oferecer o pedaço de chão ao pobre coitado com a intenção clara de afastá-lo de casa. Quanto mais trabalho Tião tiver, mais tempo Egídio terá para espiar a mulher dele, por quem está obcecado.

Em cena prevista para ir ao ar a partir desta quarta (28) na novela das nove da Globo, o trabalhador rural cobrará a promessa feita pelo coronel. "Ieu vim pra pidî que o sinhô me desse uma dispensa da lida, num sabe?", falará Tião.

" veio aqui dizer que vai fazer corpo mole?", estranhará o produtor. "Num é corpo mole, sinhô sêo Egídio... É só que... Des’que cheguei nessa terra que ieu só fiz foi trabaiá, num sabe? De sor a sor", explicará o funcionário.

"Não era disso que você veio atrás? Trabalho", repreenderá o dono da fazenda. "E é por isso que tô inté vexado de que vim tê essa conversa mais o sinhô... Mais ié que ieu ‘indanum tive tempo de í vê aquelas terrinha que o sinhô meiô co’eu", comentará o marido de Joana, humilde.

Egídio respirará aliviado com o rumo da conversa. Afinal, ele terá chegado a suspeitar de que o motivo da prosa fosse alguma desconfiança de sua obsessão por Joana. "Eu vou providenciar que te levem até lá, pra você ver as terrinhas que estou meiando com você. Mas, ó lá, não quero sabê de corpo mole!", alertará o patrão.

De acordo com o roteiro entregue aos atores, a expressão de Tião será de frustração ao ver as terras. "Se trata das roças mais largadas que vimos até aqui. Uma tragédia, em vários sentidos, que acerta Tião em cheio", diz a descrição do autor Bruno Luperi.

"Mái ié aqui? Mái... Mái num pode ... Sêo Egídio disse que ia meia iss’aqui mái ieu?", reagirá o pobre coitado. "Mái... Iss’aquimucho largado... Comé que ieu, suzinho, vô tirá quarqué coisa daqui? E ‘inda mais metade de quê?", lamentará o trabalhador.

Mas não será dessa vez que Tião se rebelará contra o aproveitador. Pelo contrário. Egídio conseguirá enrolar o empregado contando a lenda em torno do sucesso de José Inocêncio (Marcos Palmeira). Com isso, o trabalhador passará a acreditar que a solução para a sua miséria é fazer um pacto com o diabo.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9

Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio. João Pedro anuncia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.