SEM CEGUEIRA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Pastor Lívio (Breno da Matta) vai defender pontos de vista bem importantes na novela das nove
Dona Patroa (Camila Morgado) levará uma patada bem dada do pastor Lívio (Breno da Matta) por ele não concordar que lavar louça é trabalho de mulher. Em Renascer, ele irá para a cozinha cuidar da limpeza dos pratos após um almoço, afirmando que, se comeu, precisa ajudar a deixar tudo em ordem. A evangélica, então, o provocará: "Num me espanta nada que pastor Lívio tenha sido botado pra corrê da igreja!".
"Eu me afastei da igreja por vontade própria", responderá Lívio, ainda suave. "Era questão de tempo pra lhe saírem de lá!", insistirá a dona de casa. "A senhora não imagina o impacto devastador que esse discurso da subserviência das mulheres tem na vida de milhares de cristãs por esse mundo afora...", contra-argumentará o pastor.
Sandra (Giullia Buscacio) se inflamará e cutucará a mãe, falando que pelo mundo adentro também causa estragos numa vida inteira. "Pronto, agora o pastor vai dizer que nas escrituras sagradas tá tudo errado!", reagirá a matriarca da família.
Lívio será direto para que ela entenda que não é o que está Bíblia que está errado. "A culpa não é da Bíblia, mas dos homens que falam em nome de Deus sem discernimento para criarem a narrativa que mulheres são seres inferiores e que devem ser submissas aos seus maridos", falará o pastor, diante de dona Patroa, que estará tensa e brava.
Ele questionará se a senhora tem ideia do como esse discurso é perigoso, pois ele mesmo não entendia o problema até se dar conta de quantas mulheres sofrem caladas, chegando a morrer.
Convencidas de que, se rezarem o bastante, seus agressores irão se corrigir. Rezam, jejuam e fazem promessas, enquanto seguem sofrendo todo tipo de abuso e violência. Ficam esperando uma intervenção divina, quando deveriam recorrer à lei! À Delegacia da Mulher! Ou a outra força capaz de evitar que elas se machuquem ou coisa pior.
Nesse momento, ela vai se abalar com a fala dele e tentará se recompor. "Eu acho melhor o senhor ir indo, pastor... Padre Santo está lhe esperâno", dirá a mulher de Egídio (Vladimir Brichta). As cenas vão ao ar nesta segunda (18) na novela das nove da Globo.
O almoço dos religiosos na casa da família de Egídio será bem indigesto. Durante a refeição, o pastor também rebaterá a ganância do anfitrião, que criticará o método de trabalho que João Pedro (Juan Paiva) ofereceu aos seus funcionários, com direito a porcentagem em cima de lucros.
O evangélico falará sobre os empregadores que não pagam os encargos trabalhistas, impondo acordos que pesam sempre para o lado mais fraco. Egídio vai vestir a carapuça e perguntará de que Lívio está falando. "Eu me referia aos produtores que só fazem é operar a miséria dessa gente!", dirá o personagem interpretado por Breno da Matta.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.