Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

MISTÉRIO REPAGINADO

Remake de Renascer dá chance a José Inocêncio de lavar mãos sujas de sangue

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Marcos Palmeira caracterizado como José Inocêncio no remake de Renascer

José Inocêncio (Marcos Palmeira) em Renascer; personagem passou por diversas mudanças

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 12/2/2024 - 21h00

Bruno Luperi manteve o mistério sobre a identidade do assassino de Belarmino (Antonio Calloni) em Renascer. Uma rápida busca no Google entrega que, em 1993, José Inocêncio (então interpretado por Antonio Fagundes) foi o responsável por despachar o coronel. O remake, porém, já deu algumas pistas de que não vai seguir à risca os roteiros originais de Benedito Ruy Barbosa.

O próprio protagonista, agora nas mãos de Marcos Palmeira, passou por mudanças em busca de adaptá-lo ao contexto social e político de 2024. O fazendeiro se recusa a ser chamado de coronel, até mesmo afirmando que o título ficou apenas nas histórias de Jorge Amado (1912-2001).

José Inocêncio busca o tempo todo se contrapor aos coronéis que chegaram a arrancar sua pele na primeira fase. Ele, por exemplo, se tornou uma crítica a modelos tradicionais de agronegócio --apontados como uma das causas para disseminação da vassoura-de-bruxa nas plantações de cacau no sul da Bahia.

O produtor rural também rejeita exercer a função política de um coronel, em consonância com mudanças que o próprio Benedito Ruy Barbosa já havia implementado desde o remake de Cabocla (2004). Boanerges (Tony Ramos) foi talvez o último dos "bons coronéis", até que apenas vilões como o Afrânio (também vivido por Fagundes) de Velho Chico (2016) se valessem da alcunha.

A partir deste ponto de vista, a novela das nove da Globo joga uma dúvida para o público: o "novo" José Inocêncio seria capaz de cobrar em sangue as dívidas de Belarmino?

Luperi também coloca um ponto de interrogação sobre o protagonista por finalmente ter mostrado em detalhes a morte de Firmino (Enrique Diaz). Afinal, ele o inocentou de um crime que perseguiu o protagonista durante boa parte da versão original.

Dessa maneira, o remake de Renascer não se aproveita do mistério sobre quem matou Belarmino, mas do suspense acerca de José Inocêncio ter assassinado ou não o coronel.

Como foi a revelação em 1993?

Benedito Ruy Barbosa levou mais de 100 capítulos para revelar que José Inocêncio realmente havia matado Belarmino (José Wilker) na versão original. A confissão foi feita ao padre Santos (Jofre Soares).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9

Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio. João Pedro anuncia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.