Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TOCAIA?

Renascer: José Inocêncio ouve sussurro da morte e despenca do cavalo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

José Inocêncio (Marcos Palmeira) em cena de Renascer

José Inocêncio (Marcos Palmeira) em cena de Renascer; fazendeiro ficará apavorado com ameaça

ODARA GALLO

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 1/3/2024 - 15h00

José Inocêncio (Marcos Palmeira) ouvirá o sussurro da morte e passará por um perrengue daqueles em Renascer. As palavras ameaçadoras de Damião (Xamã) entrarão na mente do fazendeiro e despertarão seu instinto de sobrevivência. Até um disparo será ouvido, e o protagonista cairá do cavalo, apavorado com a possibilidade de ser vítima de uma tocaia na novela das nove da Globo.

Desencorajado por Zinha (Samantha Jones) a seguir com o romance com Ritinha (Mell Muzzillo), Damião decidirá dar cabo da vida do produtor de cacau. Ele até havia pensado em desistir do serviço, mas aparecerá no capítulo desta sexta (1º) afiando o facão para cumprir sua missão.

"É Zinha quem tarr'era certa, Damião... Ritinha gostcha de brincá c'o fogo... Mái é só fogo de paia... E ocê caiu nos encanto dela. Ocêachô que era amô... E era só brincadêra", disparará ele em voz alta, com raiva. "Mái dêx'está... Isso serviu pra lhe acordá. Cê chegô na morada do cão... E pensô que tivesse encontrado o paraíso em terra", continuará.

O peão conversará consigo mesmo sobre Ritinha ter sido colocada em seu caminho pelo diabo, só para salvar a vida de José Inocêncio, e continuará com seu plano de dar cabo do fazendeiro.

"Eu bem que pudia lhe matá e era de bala, sêo José Inocênço. Mái num existe remédio mió pr'um corpo fechado que o aço de minha faca!", ameaçará. "Se me arretá, inda levo tua cabeça mais eu... Que é pra prova de que fiz o sirviço bem feitcho."

Longe dali, o personagem de Marcos Palmeira estará montado em seu cavalo, pensando nas arapucas que armaram para ele no passado, quando um som assustador o surpreenderá.

"A voz de Damião sussurra ao pé do ouvido, como que arrastada por um pé de vento. E isso lhe perturba a ponto de ele parar a montaria em determinado momento e bradar aos ventos", diz a descrição da cena no roteiro de Bruno Luperi entregue aos atores e à produção.

"Num lhe vêno, maldito, mais posso lhe ôvi! Tô sintîno o seu chêro no ar! Se mostre... Se ocê fô sujeito home, como diz , faça o que veio fazê pela frente!", bradará José Inocêncio. Um silêncio tomará conta da cena, até que um tiro será ouvido, e o protagonista desabará no chão.

O autor Bruno Luperi indica no roteiro que a ideia é deixar dúvida se o fazendeiro foi ou não atingido. Mas ele se levantará em seguida, confuso, tentando entender se o disparo foi real ou fruto de sua imaginação. "De onde veio esse tiro? Diacho... Eu juro que ôvi o estampido daqui! Deve de coisa de tua cabeça... É, só pode. Os tempo das tocaia se foro... E, se vortasse, ia faltá coráge pra atentá contra sua vida, José Inocêncio", concluirá ele.

Na sequência, Damião surpreenderá sua vítima dentro de casa, mas José Inocêncio conseguirá arrancar dele uma confissão. Com a ajuda de uma bebida batizada por Inácia (Edvana Carvalho), o matador revelará toda a verdade sobre o que o levou até ali. A conversa franca resultará em um pacto, que tornará os dois aliados a partir de então.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 18 a 27/4

Quinta, 18/4 (Capítulo 76)
Sandra, João Pedro e Augusto enfrentam Egídio. José Inocêncio celebra a gravidez de Buba. Inácia critica a atitude de João Pedro e Augusto por terem ameaçado Egídio. José Inocêncio orienta Venâncio em como agir com Eliana, ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.