Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ERRO MÉDICO

Renascer: José Augusto sofre e confessa culpa que sente por morte de Jupará

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

José Augusto (Renan Monteiro) em cena de Renascer

José Augusto (Renan Monteiro) em cena de Renascer; médico sofre com tragédia do passado

ODARA GALLO

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 20/2/2024 - 12h00

A chegada de José Augusto (Renan Monteiro) à fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira) desenterrará um drama do passado em Renascer. Foi por causa da decisão dele de não operar Jupará (Evaldo Macarrão) que a doença teve um desfecho trágico. Zinha (Samantha Jones) não perdoa o médico pela morte do pai, e ele também se culpa por não ter conseguido salvá-lo na novela das nove da Globo.

A cena em que Augusto aparece pela primeira vez na trama está prevista para ir ao ar nesta terça (20). Ele ficará encantado com a beleza de Mariana (Theresa Fonseca) e se reaproximará do irmão caçula, João Pedro (Juan Paiva).

Na quarta (21), o personagem de Renan Monteiro dará indícios de que a sua vida como doutor na capital está uma verdadeira bagunça. Ele chegará a desabafar parte de sua angústia em conversa com João Pedro, que ficará surpreso ao descobrir que o médico foi traído pela mulher.

Outro ponto sensível que ele abordará será relacionado à sua profissão. Ficará claro para o público que Augusto nutre um desgosto com a Medicina, mas os motivos só serão revelados mais para frente na história.

"Eu acho que cê divia era de contá isso tudo a painho logo d’uma veiz", aconselhará o irmão mais novo. "Pro velho sentir ainda mais vergonha de mim?", responderá o médico. "Vergonha quem tinha que era tua mulé", opinará o trabalhador rural.

O primogênito de José Inocêncio não conseguirá mais esconder a desesperança que sente no futuro. "Antes o mal dos meus problemas fosse o par de chifre que ela botou na minha cabeça. A verdade é que painho tá certo quando diz que os filhos dele não têm vocação pra nada nessa vida... Pelo menos no meu caso", resmungará.

"É até pecado ocê dizê isso, mano... Logo ocê, que é o dotô dos dotô", João Pedro tentará consolá-lo. Augusto lembrará da época em que concluiu a faculdade e voltou à fazenda para entregar o diploma ao pai. O recém-formado ouviu de José Inocêncio que aquele documento teria mais serventia na capital, longe dali.

"Doutor de que, João? Eu estudei Medicina pra salvar vidas e, quando tive a de Jupará em minhas mãos, entrei em pânico", sofrerá, cheio de culpa. "Cê mêmo disse que num ia tê jeito", lembrará o caçula. "Talvez, se eu fosse um Inocêncio de verdade, não um 'doutorzinho de madame', tivesse", sentenciará.

O que aconteceu com Jupará?

Deocleciano (Jackson Antunes) explicou o destino do melhor amigo no capítulo do último dia 6 no folhetim de Bruno Luperi. "Ele morreu de nó nas tripas", contou o marido de Morena (Ana Cecília Costa).

Ele também limpou a barra de José Augusto, ressaltando que o rapaz fez o possível para acudir Jupará. "Ele não tinha como operar", acrescentou o agricultor, irritando Zinha. "Se fosse o João Pedro tinha operado até na ponta do facão de cortar cacau", respondeu a garota, que ainda sofre pela morte do pai.

O "nó nas tripas" que Diocleciano aponta como causa da morte de Jupará é também conhecido como volvo intestinal. Trata-se de uma torção do intestino que pode causar não só infecções, mas até levar à gangrena do órgão --se não for, claro, corretamente tratada.

Na versão original, o filho mais velho de José Inocêncio tem uma relação conturbada com a profissão. Casos como o de Jupará o fizeram questionar sua vocação, e seu diploma foi cassado após a morte de uma criança durante um atendimento.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 29/4 a 11/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 85)
Morena demonstra a Deocleciano seu encantamento por Teca. Bento se prontifica a convencer o pai a abrir uma sala de aula para adultos, como deseja Lu. Sandra confessa a Eliana que alugou a casa de Jacutinga ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.