Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ELO DE SANGUE

Renascer deixa escapar laço entre Rachid e Teca com detalhe no fundo de cena

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Renan Monteiro como José Augusto em frente a uma estante cheia de livros na novela Renascer

José Augusto (Renan Monteiro) com os livros de Jorge Amado ao fundo na novela Renascer

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 24/4/2024 - 21h12

Um detalhe no fundo de uma cena em que José Augusto (Renan Monteiro) conversava com José Inocêncio (Marcos Palmeira) deu uma pista sobre um dos maiores mistérios da novela Renascer. Os livros de Jorge Amado (1912-2001) ao fundo dão uma dica sobre a ligação entre dois personagens que parecem saídos da obra do autor --Rachid (Almir Sater) e Teca (Lívia Silva).

Os próximos capítulos da novela das nove da Globo vão revelar que Teca é neta de Rachid com Marianinha (Gabriella Cristina). O libanês já explicou que encontrou a irmã de Maria Santa (Duda Santos) bastante machucada após ter sido expulsa de casa --e se apaixonou por ela imediatamente.

O comerciante, porém, reluta em entregar uma carta de Marianinha para a irmã apesar dos apelos de José Inocêncio. O fazendeiro até já ofereceu rios de dinheiro ao amigo pela missiva, que até prometeu queimá-la para fazer as vontades da falecida mulher.

O folhetim de Bruno Luperi já havia utilizado um recurso parecido quando Buba (Gabriela Medeiros) cruzou o caminho de Teca pela primeira vez. A psicóloga estava lendo Capitães de Areia, que conta justamente as aventuras de meninos de rua pelas ruas de Salvador.

Algumas horas depois, ela atropelou justamente a menina grávida que parecia saída das páginas de Amado.

Rachid também parece saído diretamente de outro romance do escritor, A Descoberta da América pelos Turcos, que conta justamente a chegada de árabes ao sul da Bahia. Exatamente o mesmo lugar em que se passa a história imaginada originalmente por Benedito Ruy Barbosa.

O autor também brinca com o termo "turco" que é utilizado comumente de forma pejorativa para qualquer pessoa vinda do mundo árabe --marroquinos, sírios, libaneses, argelinos e egípcios, por exemplo.

Logo, o público vai descobrir que há uma razão para tanto Teca quanto Rachid passarem essa aura de personagens dos livros de Amado. Esse é apenas um dos aspectos que o une, mas o principal mesmo é o sangue.

Se Luperi seguir à risca os roteiros do avô, Rachid vai revelar que nunca se deu bem com um dos seus filhos, justamente o que Marianinha já carregava na barriga quando o encontrou. Ele é o pai de Teca --a qual já teve o pressentimento que conhecia José Inocêncio, que viria a ser seu tio.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:

Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 18/5 a 1º/6

Sábado, 18/5 (Capítulo 102)
Ritinha e Eliana brigam por causa de Damião. A mãe de Buba teme o reencontro de Humberto com a filha. Buba e Augusto se hospedam no hotel da cidade. José Inocêncio fica desconfiado com a intenção ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.