Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AULA DE AMOR

Renascer dá indireta aos evangélicos que rejeitam os intersexo: 'O que Jesus diria?'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena de Renascer, Breno da Matta está olhando para cima

Pastor Lívio (Breno da Matta) em Renascer: religioso dará aula de amor contra o preconceito

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 17/6/2024 - 12h00

Uma cena de Renascer envolvendo pastor Lívio (Breno da Matta), Buba (Gabriela Medeiros) e Augusto (Renan Monteiro) pode aborrecer os mais conservadores que assistem à novela das nove da Globo. Por meio de uma fala da psicóloga, o autor Bruno Lupero dá uma indireta aos que rejeitam pessoas intersexo como o filho de Teca (Lívia Silva), que nascerá com essa condição biológica.

A conversa acontecerá assim que os três estiverem voltando do hospital com o bebê, o que deve acontecer em 1º de julho. Buba ficará desconfortável em falar sobre Cacau. "Sei que esse tipo de assunto pode ser um tanto delicado para certas religiões", dirá ela.

"Quanto a isso, Buba, eu garanto que não existe e nem existirá problema algum de minha parte. Para a fé cristã, o ser está para além do gênero ou do sexo. Cristo, que é a referência que nos molda enquanto seres humanos, acolhe e ama todos como seus irmãos, independentemente de raça, credo, gênero, sexo ou classe social. Afinal, somos todos filhos de Deus... Não?", responderá o pastor, para surpresa dela.

Ainda um pouco reativa, Buba falará que isso é uma verdade em tese, mas que na prática não é bem assim que as coisas costumam ser. "Só se for na prática daqueles que não têm Jesus Cristo em seus corações", falará. Augusto também ficará surpreso com a reação do pastor: "Quer dizer que... Do seu ponto de vista, está tudo bem Cacau ser uma criança intersexo?".

Pastor Lívio, então, dará uma aula de amor e empatia: "Nós devemos garantir a essa criança o direito de ser uma criança e não devemos encarar como doença ou castigo uma condição natural. Mas sim abraçá-la dentro desta condição e nos informarmos mais sobre o assunto, pra que a dente possa ajudar Cacau a navegar por esse tema quando ele vier à tona".

Casamento à vista

Será nesse momento que Buba dará uma alfinetada nos evangélicos: "Francamente, eu nunca pensei que fosse ouvir nada parecido da boca de um pastor". "O que você pensa que Jesus diria numa situação como essa? Se ele estivesse aqui, agora, você acha que ele nos diria para amarmos incondicionalmente esta criança, como uma irmã, ou para a tratarmos como uma aberração?", perguntará Lívio.

Buba e Augusto se mostrarão atônitos, enquanto pastor Lívio continuará discursando: "Claro que o caminho de Cacau não vai ser dos mais fáceis desta porta para fora. Mas quanto mais unidos vocês estiverem desta porta para dentro, mais segurança Cacau terá para encarar os desafios que tiver pela frente".

E o religioso ainda os aconselhará: "Por isso eu acho que além de todos esses exames, vocês devem buscar orientação e suporte de uma ONG, ou de uma associação pra se preparem enquanto família para lidarem com as situações à medida que elas forem se apresentando".

Ele falará isso e pedirá licença para conhecer o bebê, deixando Buba e Augusto perplexos. "Acho que acabamos de encontrar alguém para falar no nosso casamento...", dirá ela. "Pensei que você não quisesse uma cerimônia religiosa", se surpreenderá Augusto. "Não quero alguém falando em nome de um Deus, mas queria alguém falando em nome do amor", explicará.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 23/7 e 3/8

Terça, 23/7 (Capítulo 158)
Damião ameaça Bento para que ele confesse a relação com Ritinha. Inácia apela para a promessa que Damião fez a Chico. Dalva acolhe Tião no acampamento. Mariana pede abrigo a Norberto na venda. Damião pede dispensa ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.