Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO INTERIOR DO RJ

Jequitibá de Renascer morre e força equipe de remake a buscar 'árvore dublê'

JORGE BAUMANN/TV GLOBO

Em cena de Renascer, Leonardo Vieira finca um facão no pé do Jequitibá

José Inocêncio (Leonardo Vieira) no primeiro capítulo de Renascer: facão é fincado no Jequitibá

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 17/11/2023 - 21h00

A versão original de Renascer ficou marcada pelo imenso jequitibá que serviu de cenário para um pacto feito pelo protagonista José Inocêncio (Leonardo Vieira/Antonio Fagundes). No entanto, a árvore de mais de 3 mil anos usada em 1993 ficou seriamente prejudicada após ser atingida por um raio, e a equipe do remake precisou arrumar uma nova opção para Zé Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) fincar seu facão enquanto faz uma promessa ao cramulhão.

Humberto Carrão e a equipe da próxima novela das nove da Globo gravaram as cenas dos primeiros capítulos no Parque dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu (RJ). É lá que o coronelzinhho cravará o seu facão em um imponente jequitibá-rosa de quase 40 metros de altura, seis de diâmetro e 19 de circunferência na base --e com mais de mil anos de idade.

Logo no primeiro capítulo da história que tem estreia prevista para 22 de janeiro, José Inocêncio chega às terras baianas, vê um belo jequitibá e finca um facão na árvore, fazendo uma promessa: não morrer nunca.

Em 1993, Leonardo Vieira gravou a famosa cena de José Inocêncio aos pés do jequitibá-rei, que se encontra no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro (SP). Essa era considerada a árvore mais velha do Brasil, com mais de 3 mil anos, e uma das maiores do país, com altura de aproximadamente 40 metros e diâmetro de 6,60 metros.

De acordo com a equipe de produção da novela das nove da Globo, uma sequência de chuva e um raio atingiram o jequitibá, que acabou morrendo. Por isso, houve uma busca para achar uma espécie de "dublê" para a árvore que ficou famosa no Brasil inteiro.

Mas nem só de um jequitibá vive o remake de Renascer. Outras opções da mesma espécie espalhadas por Ilhéus e Itajuípe, na Bahia, farão as vezes da original em outras cenas no decorrer da história, já que as gravações ocorrerão em muitas locações.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 30/4 a 11/5

Terça, 30/4 (Capítulo 86)
Buba flagra Augusto e Ritinha juntos. Teca deixa Morena perplexa ao fazer um comentário sobre sua casa. Morena comenta com Deocleciano que Teca pode ter vindo atrás de vingança como Mariana. Joana fica assustada com o ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.