Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NADA SE CRIA

Record se inspira no demônio de Star Wars para criar o Satanás de Apocalipse

MUNIR CHATAK/RECORD/DIVULGAÇÃO/T7 PRODUCTION

Guilherme Chelucci (à esq.) interpreta o Satanás de Apocalipse, inspirado em Darth Maul (à dir.) - MUNIR CHATAK/RECORD/DIVULGAÇÃO/T7 PRODUCTION

Guilherme Chelucci (à esq.) interpreta o Satanás de Apocalipse, inspirado em Darth Maul (à dir.)

Já virou tradição nas produções bíblicas da Record buscar referências e inspiração em séries e filmes de sucesso da cultura pop para criar os personagens e os universos de suas tramas. Com Apocalipse, atualmente no ar, não foi diferente. A direção recorreu à saga intergalática Star Wars para criar o Satanás da novela sobre o fim do mundo.

O capiroto de Apocalipse, vivido pelo ator Guilherme Chelucci, foi inspirado em Darth Maul, uma criatura do mal gerada das energias do Lado Negro para garantir aos Sith a vitória sobre os Jedi. Maul é o vilão do Episódio 1: A Ameaça Fantasma (1999).

"Eles queriam alguma coisa diabólica, mas não queriam uma imagem convencional de Satanás. Fiz alguns testes de caracterização, alguns ficaram até bons, mas ficaram fantasiosos. Buscaram uma referência em Star Wars, no personagem Darth Maul, e assim nasceu o meu Satanás. Não ficou igual, mas se basearam bastante", conta Chelucci ao Notícias da TV.

O ator leva três horas para se transformar no demônio de Apocalipse. O processo começa com a aplicação de próteses no queixo e nas sobrancelhas, e os chifres. Depois vem o processo de acabamento, com uma base de látex para dar uniformidade à pele. Por fim, a coloração.

"A pintura é trabalhosa, porque é feita com um jato de tinta muito fino, aplicado repetidas vezes no mesmo lugar. É uma tinta de maquiagem artística que não sai com água, e são três camadas. Passo uma camada de cinza, que é a base, depois é feito o sombreamento de preto, e mais uma camada de um marrom escuro. A tinta é aplicada somente no rosto, pescoço e mãos", detalha.

Além do Satanás de Apocalipse, a Record recorreu a outras séries e filmes da cultura pop para compor suas novelas, sobretudo as bíblicas. Confira:

REPRODUÇÃO/RECORD 

Cena da abertura do Mar Vermelho, principal passagem de Os Dez Mandamentos (2015)

Os Dez Mandamentos X Êxodo: Deuses e Reis
Ainda na fase de preparação, o diretor Alexandre Avancini obrigou o elenco de Os Dez Mandamentos (2015) a ir ao cinema assistir a Êxodo: Deuses e Reis (2014) para que prestassem atenção em todos os detalhes da passagem de Moisés (Christian Bale) pelo Mar Vermelho. Esse foi o ponto alto da novela bíblica da Record, que praticamente copiou o figurino do longa-metragem.

O filme de Ridley Scott, que teve um orçamento de US$ 140 milhões, faturou US$ 267 milhões e liderou as bilheterias no fim de semana de estreia. É uma adaptação do livro Êxodo, do Antigo Testamento da Bíblia, que narra a saga de Moisés tentando liberar os hebreus da opressão dos egípcios.

DIVULGAÇÃO/RECORD TV

Sidney Sampaio interpretou Josué, o protagonista da novela A Terra Prometida (2016)

A Terra Prometida X Game of Thrones
Uma história épica com direito a lutas de espadas, guerras, batalhas sangrentas,  gigantes e uma rainha má, capaz de assassinar até crianças. As semelhanças com Game of Thrones não são meras coincidências. Afinal, o autor Renato Modesto admitiu ter se inspirado na série da HBO ao escrever A Terra Prometida (2016), novela bíblica da Record que substituiu Os Dez Mandamentos.

"Game of Thrones foi uma entre muitas influências que naturalmente acontecem. Gosto muito de assistir a séries e a filmes, e essas influências são naturais. E eu gosto muito de Game of Thrones", disse Modesto na época do lançamento da trama. Ele até batizou a personagem de Juliana Silveira de Rainha Kalesi _qualquer relação com a Khaleesi (Emilia Clarke) do épico de fantasia da HBO não é mera coincidência.

DIVULGAÇÃO/RECORD 

Rayanne Morais e Bernardo Velasco protagonizaram a novela Belaventura (2017)

Belaventura X Game of Thrones
Gustavo Reiz também bebeu na fonte de Game of Thrones ao criar Belaventura, novela exibida pela Record em 2017. Assim como na série da HBO, havia uma disputa entre casas e o primeiro capítulo mostrou a morte por envenenamento da duquesa Vitoriana (Juliana Knust), em uma situação muito semelhante à do intragável e mimado rei Joffrey (Jack Gleeson) de Game of Thrones.

DIVULGAÇÃO/GLOBO

Mayana Moura interpretará Satanás em Jesus, novela prevista para o segundo semestre

Jesus X Os Miseráveis
A próxima novela bíblica da Record, Jesus, contará com os serviços da grife italiana Tirelli Costumi, a mesma que produziu as roupas do filme Os Miseráveis (2012). O trabalho foi tão bem executado que o longa de Tom Hooper foi indicado ao Oscar na categoria de melhor figurino.

Crédito

Maria (Bianca Rinaldi) descobriu-se mutante ao longo de Caminhos do Coração (2007)

Os Mutantes X Heroes e X-Men
O autor Tiago Santiago se apoiou no sucesso da série Heroes (2006-2010) e também na franquia X-Men para criar os seres fantásticos da trilogia Os Mutantes, composta pelas novelas Caminhos do Coração (2007), Os Mutantes: Caminhos do Coração (2008) e Mutantes: Promessas de Amor (2009). 

Entre os personagens, havia de tudo: menino-lobo, bebê paranormal, mulher-cobra, mulher invisível, entre outros. "Os mutantes até já existem, mas é claro que não com o mesmo nível de fantasia que veremos na novela. Os [alimentos] transgênicos são mutantes", justificou o autor no evento de lançamento da novela.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.