Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CANASTRONA

Rato, cobra e baixarias: Cinco provas de que Tereza Cristina é a vilã mais tosca da TV

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Christiane Torloni com expressão amedrontada em cena como Tereza Cristina em Fina Estampa

Tereza Cristina (Christiane Torloni) é cheia dos atentados e armações em Fina Estampa, mas quase nada dá certo

REDAÇÃO

Publicado em 11/6/2020 - 5h30
Atualizado em 11/6/2020 - 5h31

Desde que Fina Estampa (2011) voltou ao ar como substituta de Amor de Mãe, o telespectador tem tido a chance de rever uma vilã de novela totalmente fora de moda atualmente. Tereza Cristina (Christiane Torloni) é perversa, vingativa, a cara da maldade. A personagem faz armações tão baixas e toscas que acaba conseguindo, assim, entreter o público.

A megera é sempre muito criativa na hora de tramar contra as pessoas ao seu redor, para mostrar seu poder e sua superioridade. Mas ela constantemente lança mão de artimanhas muito abaixo de seu nível social requintado, e grande parte de suas maldades não funciona. Fica parecendo uma vilã de desenho animado, que nunca chega de fato ao ápice de sua maldade.

Um exemplo de baixaria e tosquice de Tereza Cristina foi quando ela teve a audácia de servir um prato com um rato como "café da manhã" para sua filha, Patrícia (Adriana Birolli), que estava grávida. A vilã também colocou uma cobra no carro de Amália (Sophie Charlotte) para assustá-la. Ela conseguiu provocar um acidente, mas a mocinha sobreviveu.

Relembre essas e outras atitudes baixas de Tereza Cristina em Fina Estampa:

O rato morto que Tereza Cristina teve coragem de servir para a própria filha em Fina Estampa


Rato na bandeja

Inconformada com o fato de que sua filha estava grávida de Antenor (Caio Castro) e se recusava a abortar o bebê, Tereza Cristina quis dar um susto na jovem. Ela se passou por mãe zelosa ao levar o café da manhã na cama para Patrícia, mas a estudante tomou um grande susto ao ver um rato morto no prato. "Você está louca se pensa que vai ter esse filho. Eu não vou permitir. Nunca!", exclamou a vilã.

Patrícia ficou horrorizada e furiosa. "Mesmo que você me sirva mil ratos, eu vou ter o meu filho", falou a jovem. No entanto, ela sofreu um aborto espontâneo após ser atropelada por Rafael (Marco Pigossi).

Amália sofrerá um acidente ao se assustar com uma cobra que a vilã colocará em seu carro


Cobra surpresa

Nos próximos capítulos de Fina Estampa, Tereza Cristina cometerá um atentado contra Amália. Para atingir Griselda, a megera vai armar contra cada um dos filhos da "bigoduda". A personagem de Christiane Torloni vai querer matar a filha de sua inimiga num acidente de carro e dará instruções a Ferdinand (Carlos Machado) para que ele arrume uma cobra bem grande e venenosa.

Tereza Cristina irá até o carro de Amália para preparar a armadilha. "Tenho que dizer uma coisa: madame, a senhora tem cada ideia. Nunca vi nada tão absurdo nem numa novela", dirá o pau-mandado.

"Pode parecer absurdo, mas, como numa novela, é assim que o povo gosta", responderá a canastrona. Ela colocará a cobra lá, e, quando Amália vir o bicho, se assustará, perderá o controle do carro e capotará várias vezes. Ainda assim, a jovem sobreviverá e descobrirá que está grávida.

Com disfarce loiro, Tereza Cristina foi até o hospital com a missão de matar Marcela


O disfarce da peruca

Com todo o seu dinheiro, Tereza Cristina tem acesso a artigos de luxo, mas ainda assim escolheu uma peruca bem mixuruca para ir matar pessoalmente sua inimiga. A assassina se disfarçou com um vestido chamativo, óculos escuros e uma peruca loira para ir até o hospital onde Marcela (Suzana Pires) estava internada.

Ela conseguiu matar a jornalista asfixiada, mas o disfarce claramente não foi tão bom. Tereza Cristina ainda conviverá com o medo de ser descoberta como homicida durante vários capítulos --até porque a vilã ainda matará mais gente.

Amália ficou presa em casa no incêndio provocado pela malvada, mas foi salva por Rafael


Incêndio criminoso

Obcecada em acabar com Griselda (Lilia Cabral), Tereza Cristina terá uma ideia maluca, inconsequente e criminosa: colocar fogo na casa da inimiga com todos os "filhotes" dela dentro. A megera convencerá Ferdinand a botar o plano em prática. Ele vai incendiar a casa e ainda trancará Amália no banheiro.

Mas, novamente, Tereza Cristina não terá o que gostaria: apesar dos danos à propriedade, nem Griselda nem nenhum de seus filhos morrerão no atentado.

A revelação do segredo que Tereza Cristina guarda foi decepção para o público em 2012


O pior segredo de uma vilã

Durante toda a exibição original da novela, Aguinaldo Silva fez suspense sobre qual seria o grande segredo que Tereza Cristina guardava, algo que a forçou a matar mais de uma vez para manter o mistério. A revelação, no entanto, surpreendeu muita gente por ser vista como uma besteira.

A verdade é que ela não é herdeira de uma rica e tradicional família carioca, mas sim filha da empregada dessa família. Boa parte do público se decepcionou com isso, que pareceu mais uma paranoia tosca da vilã.

Resumos Semanais

Resumo da novela Fina Estampa: Capítulos de 18 e 19 de setembro

Sexta, 18/9 (Capítulo 155)
Tereza Cristina obriga Griselda a implorar pela sua vida. Crô entrega plano de Tereza Cristina para não ser preso. Tereza Cristina arrasta Ferdinando para a cama. Antenor decide ir atrás de Griselda. Zuleika interrompe o casamento ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.