Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PATRÍCIA FRANÇA

Quem foi Maria Santa na novela Renascer em 1993? Atriz encantou Roberto Carlos

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Duda Santos com expressão séria em cena de Renascer

Duda Santos em cena como Maria Santa em Renascer; personagem foi de Patrícia França em 1993

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 17/4/2024 - 20h00

O papel de Maria Santa é um dos mais emblemáticos de Renascer. Apesar de ter seu maior destaque na primeira fase, a personagem permanece na novela até o último capítulo. Na versão original de Renascer, exibida na Globo em 1993, Santinha foi interpretada por Patrícia França. Antes mesmo de assumir este trabalho, ela já havia estourado na mídia ao se tornar musa do cantor Roberto Carlos.

Patrícia ganhou muita repercussão ao participar do videoclipe de Mulher Pequena, canção lançada à época pelo "rei". Na gravação, Patrícia aparecia na praia, de chapéu e cabelo molhado, com roupa de banho, dançando e sensualizando ao som da canção de Roberto Carlos.

Em entrevista ao extinto Vídeo Show (1983-2019), em 2015, a atriz contou que foi escolhida para o videoclipe por ter 1,58 metro de altura. Ela também confessou que adora ser "baixinha".

O clipe foi ao ar em 1992, e em 1993 Patrícia estreou em Renascer. Ela tinha 19 anos na época e chegou a fazer teste para o papel de Mariana (que ficou com Adriana Esteves), mas disse que fez questão de interpretar Santinha.

"O [diretor] Luiz Fernando Carvalho me ligou convidando pra fazer a novela. A ideia inicial era que eu fizesse o teste para dois papéis [Mariana e Santinha]. Eles precisavam ver em qual eu me sairia melhor, pra qual personagem eu estaria mais adequada. Quando acabaram os testes, fui ao [diretor] Emilio Di Biase e falei: 'Eu quero fazer a Maria Santa'", revelou ao Notícias da TV.

"Ele ficou muito surpreso e disse: 'Mas como? A Mariana vai percorrer a novela inteira, vai ser protagonista. Você só vai fazer 12 capítulos?'. Eu falei: 'Mas eu quero fazer essa, é essa que eu quero, eu sei fazer essa personagem'. Fui pra casa e, pra minha grata surpresa, eu realmente fui escalada pra fazer a Maria Santa", contou ela.

Após Maria Santa, Patrícia ficou muito famosa no Brasil inteiro e ganhou prestígio na Globo. Ela foi protagonista de Sonho Meu (1993) logo em seguida e também emplacou papéis em outras novelas, como Salsa e Merengue (1996) e Suave Veneno (1999).

O papel mais recente dela na TV foi Gênesis (2021), da Record. No ano passado, a atriz gravou um filme infantojuvenil, que deve estrear nos próximos meses. A artista planeja participar de um musical teatral ainda este ano.

"Fiz muitas outras coisas, coisas muito maiores até. Mas aquela personagem está no meu coração até hoje, pelo que ela é. Maria Santa é uma figura muito especial", afirmou ela.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 29/4 a 11/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 85)
Morena demonstra a Deocleciano seu encantamento por Teca. Bento se prontifica a convencer o pai a abrir uma sala de aula para adultos, como deseja Lu. Sandra confessa a Eliana que alugou a casa de Jacutinga ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.