PATRÍCIA FRANÇA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Sofia (Patrícia França. à esq.) em Chocolate com Pimenta; atriz surgiu em videoclipe do 'rei'
No ar como Sofia, a advogada de Jezebel (Elizabeth Savala) em Chocolate com Pimenta (2003), Patrícia França surgiu na mídia, no início dos anos 1990, como uma musa de Roberto Carlos. A atriz participou do videoclipe de Mulher Pequena, canção lançada à época pelo "rei".
Nas imagens, Patrícia, que tinha 21 anos, aparecia na praia, de chapéu e de cabelo molhado, com roupa de banho e cercada de pessoas enquanto dançava e sensualizava ao som de Roberto Carlos.
Em entrevista ao extinto Vídeo Show (1983-2019), em 2015, a atriz contou que foi escolhida para o videoclipe por ter 1,58 metro de altura e que, na ocasião, o clipe desmistificou a expectativa de que ela fosse alta. Patrícia também confessou que adora ser "baixinha" e que para ela mulheres de baixa estatura são mais "bravas".
Confira:
Patrícia França está longe da TV desde o ano passado, quando viveu Bila na novela Gênesis (2019), da Record. A trama bíblica marcou o retorno da atriz à emissora de Edir Macedo após 12 anos. Patrícia havia participado de outras quatro tramas: A Escrava Isaura (2004), Prova de Amor (2005), Luz do Sol (2007) e Poder Paralelo (2009).
Nascida em 1971, em Recife (PE), Patrícia França iniciou como atriz no teatro, quando ainda era criança. Na TV, estreou como protagonista na minissérie Tereza Batista (1992), na Globo. No ano seguinte, ela integrou o elenco da primeira fase de Renascer (1993) e deu vida a Cláudia, a protagonista de Sonho Meu (1993) novela das seis reprisada recentemente pelo Canal Viva.
Ainda na Globo, Patrícia atuou em Engraçadinha: Seus Amores e Seus Pecados (1995), O Fim do Mundo (1996), Salsa e Merengue (1996), Mulher (1998), Suave Veneno (1999), A Padroeira (2001) e Chocolate com Pimenta.
Na novela de Walcyr Carrasco em edição especial na Globo, a atriz encarnou Sofia, advogada de Jezebel, responsável por descobrir a falsificação do testamento com o qual a vilã pretendia tomar a herança do irmão Ludovico (Ary Fontoura) de Ana Francisca (Mariana Ximenes).
REPRODUÇÃO/RECORD
Patrícia como Bila em Gênesis
Após 12 anos na emissora carioca, Patrícia migrou para a Record, na qual trabalhou durante cinco anos. Em 2014, a atriz retornou à Globo para interpretar Delma Ramos em Malhação Sonhos. No cinema, a atriz integrou o elenco de vários filmes, entre eles Tieta do Agreste (1996), Orfeu (1999) e Flordelis - Basta uma Palavra para Mudar (2009).
Na vida pessoal, Patrícia foi casada com o ator Ilyá São Paulo, entre 1995 e 1997, e com o analista de sistemas Paulo Lins, entre 1999 a 2006, com quem teve sua filha, Fernanda. Desde 2008, a atriz é casada com o empresário Wagner Pontes, pai de seu filho, Gabriel.
Confira publicação da atriz ao lado do filho no ano passado:
Ver essa foto no Instagram
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.