NOVA VERSÃO
REPRODUÇÃO/GLOBO
Zinha (Samantha Jones) em cena de Renascer; personagem era homem na primeira versão da novela
Zinha (Samantha Jones) foi alvo de uma das principais mudanças estabelecidas pela Globo e pelo autor Bruno Luperi no remake de Renascer. Na primeira versão da novela, de 1993, a situação era outra: o personagem na verdade era um homem, Zinho, interpretado por Cosme dos Santos.
Na história de Benedito Ruy Barbosa, Zinho também era grande amigo e braço direito de João Pedro (Marcos Palmeira). Além dessa função, a trama dele era muito pautada pelo ódio por José Augusto (Marco Ricca). O rapaz culpava o primogênito de José Inocêncio (Antonio Fagundes) pela morte de seu pai, Jupará, interpretado por Gésio Amadeu (1947-2020).
No remake, Zinha também repudia José Augusto (Renan Monteiro) pelo mesmo motivo, mas a história dela vai além disso. A personagem lida com questões relacionadas à sexualidade. Em contato com Lu (Eli Ferreira), ela aprenderá a se libertar de preconceitos e passará a enxergar melhor e aceitar sua orientação sexual.
Zinho foi interpretado por Cosme dos Santos, ator com 55 anos de carreira na TV. Na Globo, ele atuou em novelas como Gabriela (1975), O Rei do Gado (1996), Força de um Desejo (1999), as duas versões de Cabocla (1979 e 2004), Êta Mundo Bom! (2016) e Mar do Sertão (2022).
O ator de 68 anos está no ar atualmente em Elas por Elas. Ele interpreta Evilásio, pai dos personagens Mário (Lázaro Ramos), Taís (Késia) e Edu (Luis Navarro).
Se o autor Bruno Luperi seguir a mesma trama escrita pelo avô, Zinha deve se encantar por uma forasteira. Na novela original, Lurdinha (Íris Nascimento) chegou à cidade e recebeu ajuda de Lívio (Jackson Costa), que a levou para trabalhar na venda de Norberto, interpretado por Nelson Xavier (1941-2017). Lá, ela e Zinho se conheceram. Os dois se apaixonaram e terminaram a novela juntos.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.