Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DEU ERRADO

Quem era José Venâncio na Renascer de 1993? Ator foi demitido da novela

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Rodrigo Simas com expressão séria em cena como José Venâncio em Renascer

Venâncio (Rodrigo Simas) em Renascer; ator que interpretou o personagem em 1993 foi expulso da novela

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 6/3/2024 - 10h00

José Venâncio (Rodrigo Simas) terá vida curta em Renascer. Para o autor Bruno Luperi manter a versão original da novela escrita por seu avô, Benedito Ruy Barbosa, o personagem morrerá numa tragédia. Ele será vítima de uma tocaia e não resistirá ao atentado. A morte do personagem foi inventada em 1993 para servir como a "demissão" do ator Taumaturgo Ferreira, que interpretava Venâncio.

Ferreira já tinha uma carreira estabelecida na Globo quando pegou o papel de um dos filhos de José Inocêncio (Antonio Fagundes na primeira versão). Ele havia feito novelas como Mandala (1987) e Top Model (1988).

Ao interpretar o publicitário em Renascer, o ator decidiu não fazer um sotaque da região de Ilhéus, já que o personagem havia morado fora do local durante a maior parte da vida. Começaram aí as divergências e as críticas em relação a ele e ao seu trabalho.

O tom da performance de Taumaturgo em cena também desagradou ao autor e à direção da Globo. A decisão final foi pela "expulsão" de Ferreira da novela, concretizada pela morte do personagem. Em entrevista ao jornal O Globo em 2023, o ator deu sua versão do que aconteceu:

"Eu tinha combinado uma coisa e segui fazendo aquilo. Talvez eu tenha sido mal interpretado, acharam que eu fui arrogante. O fato é que, quando me tiraram, eu não assisti mais e não dei um pio. Primeiro porque não competia a mim falar nada. Eu também não queria alimentar a polêmica. Eu morava no Rio na época, mas fui para São Paulo e fiquei um tempo totalmente recolhido", explicou.

Após a saída abrupta de Renascer, Ferreira considerou que foi "cancelado" pelo público e pelos colegas de profissão. Ele se afastou da Globo e foi fazer novelas no SBT e na Band. Só voltou à emissora em 1998, em participações no seriado Mulher (1998-1999) e no programa Você Decide (1992-2000).

Nos anos seguintes, ele emplacou outras novelas, como O Cravo e a Rosa (2000) e Celebridade (2003). O ator ainda trabalhou em tramas da Record entre 2006 e 2015. O último trabalho de Ferreira na Globo foi a série Ilha de Ferro (2018-2019). Ele atuou no ano passado na comédia B.O., da Netflix, e pretende estrear uma peça de teatro neste ano.

reprodução/tv globo

Ferreira como José Venâncio em Renascer

Final de José Venâncio em Renascer

Na primeira versão de Renascer, Venâncio foi vítima de um atentado orquestrado por Teodoro (Herson Capri) --na atual edição, o vilão é o equivalente do coronel Egídio (Vladimir Brichta).

No dia de sua morte, o publicitário chegou no aeroporto mais próximo à fazenda do pai, e João Pedro (Marcos Palmeira) foi buscá-lo. Durante a viagem de carro, os dois foram interceptados por criminosos, que deram tiros.

Uma bala atingiu o pneu do carro, e outra foi certeira em José Venâncio. O caçula até tentou socorrer o irmão, mas o personagem não resistiu ao ferimento e morreu.


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 17 a 27/7

Quarta, 17/7 (Capítulo 153)
Damião diz a Eliana que sua missão é não deixar nada de mal acontecer com os filhos de Inocêncio enquanto ele está viajando. João Pedro garante que mata Egídio antes que ele o mate. João encontra ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.