EM 1993
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Tarcisio Filho, Marcos Palmeira, Antonio Fagundes, Taumaturgo Ferreira e Marco Ricca em Renascer (1993)
Os quatro filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira) aparecem em Renascer a partir desta semana e prometem provocar diversos sentimentos nos telespectadores --da compaixão por João Pedro (Juan Paiva) ao ranço por José Bento (Marcello Melo Jr). Na versão original da novela, de 1993, os atores que interpretaram os quatro irmãos tiveram grande destaque na trama e em suas vidas pessoais.
Marcos Palmeira, que viveu João Pedro há 31 anos, foi quem mais obteve sucesso na teledramaturgia. O ator conquistou papéis importantes em novelas da Globo e agora está de volta a Renascer no papel do patriarca da família, José Inocêncio.
Já Taumaturgo Ferreira não teve experiência tão proveitosa em Renascer. O ator, que vivia José Venâncio, foi expulso da novela após sua performance desagradar ao autor, Benedito Ruy Barbosa.
Saiba o que aconteceu e por onde andam os atores que viveram os quatro filhos de José Inocêncio (Antonio Fagundes) na primeira versão de Renascer:
divulgação/tv globo
Palmeira nas duas versões de Renascer
Marcos Palmeira já havia aparecido na Globo em novelas como Mandala (1987) e Vale Tudo (1988), mas ganhou fama nacional como o Tadeu de Pantanal (1990), na Manchete. Em seguida, ganhou de Benedito Ruy Barbosa o papel de João Pedro em Renascer e foi acolhido pelo público na pele do rapaz que vê a mulher amada se casar com o próprio pai.
Após Renascer, Palmeira seguiu carreira na Globo e atuou em dezenas de novelas e séries. Teve personagens principais ou de núcleos centrais em tramas como Irmãos Coragem (1995), Torre de Babel (1998), Porto dos Milagres (2001) e Celebridade (2003). Em alta na emissora, ele encarna José Inocêncio logo após ter vivido José Leôncio, protagonista da versão da Globo de Pantanal (2022).
divulgação/tv globo
Marco Ricca viveu José Augusto em Renascer
Em 1993, José Augusto foi interpretado por Marco Ricca. O filho primogênito de José Inocêncio foi retratado como um médico que só seguiu a profissão por vontade do pai, mas nunca foi feliz ou bem-sucedido. Renascer foi a estreia de Marco Ricca na Globo e também a novela em que ele conheceu Adriana Esteves. Os dois começaram a namorar e, em 1994, tiveram um filho juntos. A separação aconteceu em 2003.
Após Renascer, Ricca também constituiu carreira sólida na teledramaturgia e acumulou dezenas de papéis em novelas e séries da Globo, como Por Amor (1997), Paraíso Tropical (2007) e Órfãos da Terra (2019). O trabalho mais recente dele na emissora foi na série Justiça 2, que tem previsão de estreia ainda para este ano, primeiramente no Globoplay.
divulgação/tv globo
Tarcisio Filho foi José Bento em Renascer
Tarcisio Filho interpretou José Bento em 1993. Segundo filho de José Inocêncio, o personagem era mimado e aproveitador do dinheiro do pai. Formado em Direito, ele não aprovava a união entre José Inocêncio (Antonio Fagundes) e Mariana (Adriana Esteves).
Filho de Tarcísio Meira (1935-2021) e Glória Menezes, Tarcisio Filho seguiu a carreira dos pais a partir dos anos 1980 e teve muitas oportunidades na televisão. Interpretou papéis em novelas como O Salvador da Pátria (1989), Pantanal e Chocolate com Pimenta (2003). O trabalho mais recente dele na Globo foi na série Passaporte para a Liberdade (2021).
divulgação/tv globo
Ferreira em Renascer e em Ilha de Ferro
Terceiro filho de José Inocêncio, José Venâncio foi interpretado na primeira versão de Renascer por Taumaturgo Ferreira. O personagem se apaixonou por Buba (Maria Luísa Mendonça) e viveu um conflito interno ao descobrir que ela era intersexo (o que se chamava na época de hermafrodita).
O personagem saiu da novela precocemente. Na história, José Venâncio morreu numa tocaia que havia sido planejada para matar José Inocêncio. Nos bastidores da novela, o que ocorreu foi um descontentamento da emissora (autor e direção) quanto ao tom que o ator havia dado ao personagem, à construção de Taumaturgo Ferreira. Assim, o personagem foi tirado da trama.
Após essa situação, Ferreira só voltou à Globo cinco anos depois, na série Mulher (1998). Na sequência, ele emplacou outras novelas, como O Cravo e a Rosa (2000) e Celebridade (2003). Também atuou em tramas da Record entre 2006 e 2015. O último trabalho de Ferreira na Globo foi a série Ilha de Ferro (2018-2019). Ele atuou no ano passado na comédia B.O., da Netflix.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.