Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PEÃO GAY

Quem é Zaquieu em Pantanal? Novela tenta corrigir erros da primeira versão

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Silvero Pereira caracterizado como Zaquieu em cena de Pantanal

Zaquieu (Silvero Pereira) em Pantanal; mordomo ganhará novos contornos no remake da Globo

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 29/4/2022 - 17h00

Um dos peões mais polêmicos da primeira versão de Pantanal vai passar por uma daquelas transformações dignas do Planeta Xuxa (1997-2002) no remake da Globo. Zaquieu (Silvero Pereira) não ganhará apenas uma letra a mais no nome, mas também uma abordagem completamente diferente --a fim de evitar que homofobia faça as vezes de alívio cômico na novela das nove.

Até então o único personagem LGBTQIA+ do folhetim de Bruno Luperi, ele dará as caras pela primeira vez nas cenas previstas para irem ao ar nesta sexta (29). O rapaz será contratado como mordomo da família Novaes, mas não cairá imediatamente nas graças das filhas de Antero (Leopoldo Pacheco).

Madeleine (Karine Teles) praticamente pedirá a cabeça do funcionário assim que ele atrapalhar mais uma de suas lives, mas Irma (Camila Morgado) colocará panos quentes na situação. Ele, porém, não ficará durante muito tempo na mansão de Mariana (Selma Egrei).

O personagem de Silvero Pereira se encantará pelas planícies alagadas assim que colocar os pés pela primeira vez no Mato Grosso do Sul. Ele deixará o uniforme de mordomo para trás, colocará a gibeira e se tornará um dos peões de José Leôncio (Marcos Palmeira).

Zaquieu sofrerá com a resistência e o preconceito dos peões, principalmente de Alcides (Juliano Cazarré). Ele se apaixonará perdidamente pelo boiadeiro, que até o momento só tem olhos para Guta (Julia Dalavia) e língua para questionar a orientação sexual de Jove (Jesuita Barbosa).

Um dos desafios de Luperi é atualizar o texto do avô Benedito Ruy Barbosa, cuja abordagem soa como controversa para uma época em que questões identitárias ganham cada vez mais espaço. Ele incluiu mais diversidade na história, incluindo debates que ficaram de fora em 1990.

Em entrevista ao Notícias da TV, Pereira ressalta o cuidado para que Zaquieu não repita os erros do passado e se torne um desserviço para a comunidade LGBTQIA+. "Todos os diretores escutam bastante, então, eu me sinto muito à vontade para falar, para que para questionar uma ou outra fala. Eu sou ouvido, a gente dialoga bastante", pontuou ele.

Quem viveu Zaqueu na primeira versão?

Zaqueu, com uma letra a menos, foi interpretado pelo ator João Alberto Pinheiro (1960-1992). Afeminado, ele era alvo constante das piadas de gosto duvidoso dos outros peões. O personagem caiu nas graças do público e até se declarou para Alcides, vivido por Ângelo Antônio na versão exibida pela Manchete (1983-1999) em 1990.

João Alberto morreu aos 31 anos por causa de complicações decorrentes da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Humana). Ele não resistiu a uma batalha contra um câncer no fígado, além de doenças oportunistas como a meningite e a pneumonia.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#98 - Será o fim de Davi e Isadora em Além da Ilusão?" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.