Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

VEM AÍ

Privilégio e nostalgia: Por que Pantanal será a grande atração da TV em 2022?

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Alanis Guillen com uma camisa branca e olhando para a câmera de forma séria, durante as filmagens de Malhação: Toda Forma de Amar (2019)

Alanis Guillen, a nova Juma Marruá de Pantanal: novela é grande aposta da Globo para 2022

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 3/1/2022 - 7h00

No ar a partir de março, Pantanal promete ser o grande baluarte da televisão brasileira em 2022. Os motivos disto são o forte tratamento que a Globo tem dado para a divulgação e os investimentos em produção e locações. A emissora também aposta bastante na nostalgia de uma trama extremamente lembrada pelos telespectadores.

O remake de Pantanal atualiza o original de Benedito Ruy Barbosa, exibida pela extinta Rede Manchete (1983-1999). A direção agora é de Rogério Gomes, o Papinha, que já fez outros trabalhos do autor, como Paraíso (2009). A adaptação é toca por Bruno Luperi, neto de Barbosa e que já foi autor de Velho Chico (2016).

Segundo apurou o Notícias da TV, a aposta é grande por conta dos desejos de José Luiz Villamarim e Ricardo Waddington, diretores de gênero de Dramaturgia e diretor-geral de Entretenimento da Globo, respectivamente. A trama é a primeira novela feita na parceria de ambos como comandantes do principal setor da rede líder.

Muito por causa disto, existe uma cobrança interna natural para que Pantanal seja uma novela praticamente perfeita em todos os sentidos. Uma prova disso foi o desentendimento de Rogério Gomes com Ricardo Waddington nos bastidores da trama por discordâncias artísticas. Oficialmente, a Globo nega qualquer problema.

A Globo começou a divulgação de Pantanal na imprensa e na sua programação ainda em 2020, mais de um ano antes de começar suas gravações. Um Lugar ao Sol, atual atração das nove, só começou a ser mencionada em outubro, um mês antes de sua estreia.

O fato foi visto como um privilégio da nova direção em relação ao antigo folhetim, que tinha sido aprovado e começado seus trabalhos ainda com Silvio de Abreu no comando das novelas diárias. Hoje, Abreu comanda o projeto de novelas da HBO Max, streaming da WarnerMedia.

Existe também o fator nostalgia. Pantanal é, até hoje, lembrada como uma das maiores produções fora da Globo e como a novela que mudou a maneira de se produzir tramas diárias na TV brasileira. Juma, feita anteriormente por Cristiana Oliveira, é uma das personagens mais lembradas da história. É nisso que a Globo aposta para elevar os números de seu horário nobre e fazer o Brasil parar. 


Últimas de Novela Pantanal


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 18 a 28/5

Quarta, 18/5 (Capítulo 45)
Durante conversa com Madeleine, Irma acaba confessando à irmã que dormiu com José Leôncio. Madeleine acusa Irma de traidora. Tadeu defende Guta ao flagrar Tenório destratando a própria filha. Tadeu declara seu amor a Guta e ... Continue lendo


Outras Novelas

Leia também

Enquete

Qual a melhor novela no ar atualmente?

Web Stories

+
Novela Pantanal: Saiba quem é Bella Campos, atriz que interpreta a MudaA Favorita: Veja 7 atores da novela que sumiram da GloboPão Pão, Beijo Beijo chega no Viva 39 anos depois: Quais atores já morreram?Resumo de Pantanal: Madeleine sofre tragédia, e Bruaca se choca com podridão do maridoGkay já fez harmonização facial? Veja antes e depois da influenciadora

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas