Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Por que Travessia não deu certo e é o grande fiasco entre as novelas?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena de Travessia, Jade Picon está surpresa, olhando para alguém: ela usa blusa branca e está com os cabelos soltos

A escalação Jade Picon em uma grande personagem foi criticada antes da estreia de Travessia

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 1/1/2023 - 8h45

Quando a Globo divulgou, em março, que Gloria Perez iria substituir Pantanal (2022) em vez de João Emanuel Carneiro, as expectativas em relação a Travessia cresceram substancialmente. Afinal, a autora estava furando a fila do horário nobre, jogando o criador da antológica Avenida Brasil (2012) para o Globoplay --o que foi considerado, na época, um rebaixamento para ele e uma promoção para ela. A história de Brisa (Lucy Alves), no entanto, não deu certo e se tornou o grande fiasco entre as novelas de 2022.

A escalação de Jade Picon para ser uma das estrelas da trama incomodou boa parte dos telespectadores antes mesmo da estreia. A falta de experiência como atriz pesou, mas a antipatia que ela gerou dentro do BBB 22 contribuiu ainda mais para o ranço ser instalado.

Chiara não é uma personagem pequena e, por mais que seja defendida por Gloria Perez e pelo diretor artístico Mauro Mendonça Filho --que lançou Camila Queiroz em Verdades Secretas--, Jade não tem fôlego para um papel tão grande.

O texto da autora não ajuda, e tudo que a influenciadora fala parece ainda mais robótico e falso. A preocupação em usar termos supostamente descolados --já que a novela se propõe a falar sobre tecnologia-- deu à trama um ar ultrapassado. É controverso? Sim. Mas é o que acontece com Travessia, que cheira a naftalina.

Os papos sobre metaverso e futurismo soam ridículos quando Brisa, que tem acesso a redes sociais, fica presa durante alguns meses e não se comunica com a família porque perdeu o telefone e não lembra o número de ninguém. 

Gloria virou assunto na época de Salve Jorge (2012) quando disse que os telespectadores deveriam "aprender a voar" e não esperar tanta realidade em sua trama. Só que Travessia é uma novela contemporânea e realista. Uma coisa é acreditar que alguém se transforme em gato em O Sétimo Guardião (2018) quando a novela é vendida como uma fantasia.

Mas em pleno 2022 ninguém com informação e com uma conta no Instagram, como é o caso de Brisa, ficaria incomunicável durante meses. Depois que ela saiu da prisão, a heroína ainda passou perrengue por não conseguir achar ninguém. Se não dava para torcer por Chiara, como torcer por Brisa? Não é uma história crível, não há identificação.

A abordagem da fake news tão alardeada na divulgação também ficou aquém do que se esperava. A "brincadeira" feita por Rudá (Guilherme Cabral) ficou esquecida e não foi tratada com a gravidade necessária. Fora que a montagem feita pelo adolescente ficou tosca, e os furos envolvendo a divulgação do sequestro deixaram o telespectador desapontado já no início.

Autora de sucessos como O Clone (2000) e A Força do Querer (2017), Gloria não conseguiu reverter a situação desta vez. Com a queda de audiência durante as festas de fim de ano, é bem provável que a situação ainda piore.

Pouco antes de a novela entrar no ar, a autora comemorava estrear depois de Pantanal, que foi um grande sucesso de repercussão e com bons números: "É mais fácil manter o público de frente para a TV do que resgatar que não está mais vendo". Pelo andar da carruagem, Walcyr Carrasco não terá a mesma sorte de sua antecessora.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Travessia e outras novelas:


Resumos Semanais

Travessia: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 3 a 6/5

Quarta, 3/5 (Capítulo 177)
Cidália desiste de visitar Chiara. Dina avisa a Chiara que Guerra mandou reformar o quarto que era de Tonho para o bebê. Brisa mostra a Oto o teste positivo de gravidez. Núbia liga para Rose a ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.