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TEM SALVAÇÃO?

Globo usa Jade Picon para vender sucesso falso de Travessia e esconde protagonista

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Jade Picon em Travessia

Jade Picon em Travessia: mesmo criticada, Globo usa atriz para vender 'sucesso' de novela

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 21/12/2022 - 7h00

A Globo enviou ao mercado uma peça publicitária com "boas notícias" para tentar vender um falso sucesso de Travessia e descolar novos contratos. Os índices apresentados como positivos estão abaixo de outras novelas das nove e até de produções atualmente no ar. Além disso, a protagonista Brisa, interpretada por Lucy Alves, foi esquecida, já que o documento tem fotos apenas de Giovanna Antonelli e Jade Picon.

As intérpretes de Helô e Chiara, respectivamente, ganharam mais destaque não só que a mocinha, mas também que os dois galãs do folhetim: Chay Suede (Ari) e Romulo Estrela (Oto), que também não aparecem na divulgação.

O Notícias da TV teve acesso ao folder enviado por e-mail para agências de publicidade. Nele a Globo diz que o primeiro mês da trama de Gloria Perez foi visto por até 120 milhões de pessoas durante pelo menos um minuto. O número é alto, mas no mesmo período, segundo a emissora divulgou à época, Pantanal atingiu 160 milhões.

Outro dado apresentado foi o share, que representa a porcentagem de televisores sintonizados no programa dentre todos aqueles que estão ligados no horário.

No PNT (Painel Nacional de Televisão), que representa as 15 maiores metrópoles do Brasil, Travessia conseguiu 41,2% de participação, o que lhe dá a liderança no horário. Mas outras atrações da Globo alcançam share mais alto em seus horários, como a novela Mar do Sertão (44%) e o Jornal Nacional (46%). Pantanal, em toda a sua trajetória, fechou com 47%. Ou seja, a novela de Gloria Perez diminuiu a participação da Globo no horário.

No entanto, a estratégia da emissora é comum nesse tipo de negociação. A TV apresenta os números que a favorecem para demonstrar que, mesmo em baixa, somente a Globo alcança um público tão grande no Brasil.

Mocinha escondida

O que chama mais a atenção é a decisão de deixar justamente a protagonista da novela de fora do documento. A Globo preferiu usar o prestígio de Giovanna Antonelli, já reconhecida como uma personalidade que ajuda a trazer anunciantes --mas que faz um papel secundário, a delegada Helô.

Junto com ela está Jade Picon, a influenciadora que virou atriz. Mesmo criticada pelo papel de Chiara, Jade foi usada para mostrar a repercussão nas redes sociais --o que a Globo já havia prometido alcançar desde sua escalação. Segundo a emissora, o título da novela foi o que teve mais termos envolvendo televisão no Twitter brasileiro. 

Como informou o Notícias da TV, diretores da Globo conversaram sobre a possibilidade de encurtar a produção para antecipar a estreia de Terra Vermelha, de Walcyr Carrasco. Cogitou-se antecipar a estreia de maio para abril, até para aproveitar a reta final do BBB 23.

No entanto, a ideia foi descartada. Encurtar uma novela acaba sendo desperdício de dinheiro. O orçamento para colocar uma produção no ar é fixo, ou seja, quanto mais capítulos uma novela tem, mais barato cada um deles custa para a emissora. Terminar antes da hora significa gastar o mesmo valor por menos tempo de conteúdo exibido.


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