Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM 1993

Por onde andam as atrizes que foram noras de José Inocêncio em Renascer?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com fotos de Patricia Pillar e Maria Luísa Mendonça caracterizadas como Eliana e Buba em Renascer (1993), olhando sérias para as câmeras

Patricia Pillar e Maria Luísa Mendonça caracterizadas como Eliana e Buba em Renascer (1993)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 22/2/2024 - 14h00

Os filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira) se envolvem com mulheres bem diferentes entre si ao longo de Renascer, e as personagens prometem provocar diversos sentimentos nos telespectadores --da desconfiança por Kika (Juliane Araújo) à compaixão por Buba (Gabriela Medeiros). Na versão original da novela, de 1993, as atrizes que interpretaram as noras do fazendeiro tiveram destaque na trama e em suas carreiras.

Patricia Pillar foi uma das atrizes que ganhou mais reconhecimento e repercussão nos anos 1990. Ela interpretou Eliana, primeira mulher de José Venâncio (interpretado por Taumaturgo Ferreira na primeira versão). A atriz chamou tanto a atenção do autor Benedito Ruy Barbosa que conquistou o papel principal da próxima novela dele, O Rei do Gado (1996).

Maria Luisa Mendonça também se destacou: ela estreou na TV com o papel de Buba em Renascer. A personagem foi muito comentada e alçou a atriz a uma carreira longa na teledramaturgia.

Saiba o que aconteceu e por onde andam as atrizes que viveram noras de José Inocêncio (Antonio Fagundes) na primeira versão de Renascer:

TV Globo/Instagram

Maria Luisa estreou na Globo como Buba

Maria Luisa Mendonça

A atriz ganhou fama nacionalmente ao interpretar Buba, que na primeira versão da novela não era uma mulher trans. A personagem era intersexo (na época chamada de hermafrodita), pessoa que nasce com órgãos genitais masculino e feminino. Maria Luisa afirmou que tentou dar humanidade a Buba para afastar o preconceito.

"Eu a fiz doce, carismática. Hoje, ouço pessoas dizendo que aquele trabalho repercutiu para muita gente que se sentia assim, se identificava ou não sabia o que era, mas percebia que tocávamos em uma coisa que não era o padrão estabelecido. Discutimos gênero, mas também o amor. Tenho muito orgulho de ter feito a Buba", declarou em entrevista ao jornal O Globo.

Maria Luisa Mendonça atuou em várias novelas e séries da Globo desde então, como Corpo Dourado (1997) e Senhora do Destino (2004). Seu trabalho mais recente na emissora foi Verdades Secretas 2 (2021). Atualmente ela concilia o trabalho de atriz com experiências em artes plásticas. Neste ano, Maria Luisa aparecerá no filme Meu Casulo de Drywall e na série Americana, do Star+.

TV Globo/Instagram

Patricia Pillar se destacou como Eliana

Patricia Pillar

Patricia já atuava na Globo desde Roque Santeiro (1985), mas, em 1993, chamou a atenção na pele de Eliana em Renascer. A atriz seguiu em alta na Globo: foi protagonista da novela O Rei do Gado, da série Mulher (1998-1999) e interpretou a vilã Flora em A Favorita (2008), por exemplo. O papel mais recente de Patricia numa novela foi em Onde Nascem os Fortes (2018).

Na estreia de Renascer, ela passou o bastão para Sophie Charlotte. "Desejo muito sucesso para esse novo elenco cheio de atores talentosíssimos - em especial à queridíssima Sophie Charlotte, que está interpretando a Eliana, minha personagem na primeira versão", escreveu em um post no Instagram.

TV Globo/Instagram

Claudia Lira como Kika e atualmente

Claudia Lira

A atriz viveu Kika, namorada enrolada durante anos por José Bento (Tarcísio Filho). Após Renascer, Claudia Lira emplacou uma série de papéis coadjuvantes em novelas e séries. Atuou em Uga Uga (2000), Coração de Estudante (2002) e Caminho das Índias (2009), por exemplo.

A aparição mais recente dela numa trama da Globo foi em Segundo Sol (2018). A atriz fez uma peça de teatro e um filme no ano passado. Ela confessou que tem vontade de voltar às novelas.

"Antigamente, eu corria mais atrás de novela. Acho que já fiz bastante coisa. Hoje, gostaria de ser convidada, em vez de correr atrás. Não tenho corrido, mas tenho muita vontade de voltar a fazer. Muita mesmo!", declarou, em entrevista à revista Caras.

TV Globo/Instagram

Luciana Braga interpreta Judy Garland no teatro

Luciana Braga

Na primeira Renascer, Luciana Braga interpretou Sandra, que se torna par romântico de João Pedro (Marcos Palmeira). A atriz seguiu carreira na TV e participou de dezenas de produções de lá para cá, como Éramos Seis (1994 e 2019), O Profeta (2006) e Pecado Mortal (2013).

Atualmente, Luciana está no elenco da série De Volta aos 15, da Netflix, e também em cartaz no teatro com o espetáculo Judy: O Arco-Íris É Aqui, em que interpreta a atriz e cantora Judy Garland (1922-1969).


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 12 a 27/4

Sexta, 12/4 (Capítulo 71)
Eliana ensina estratégias para Mariana. As duas conversam e Inácia estranha a proximidade das duas. Egídio comenta com Marçal que vai demitir funcionários da sua fazenda. Eliana bajula José Inocêncio. Lu chama a atenção de Zinha ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.