CLONES?
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Dona Patroa (Camila Morgado) em Renascer e Maria Bruaca (Isabel Teixeira) em Pantanal
Dona Patroa (Camila Morgado) vai viver uma tremenda reviravolta nos próximos capítulos de Renascer. Ela não só vai se separar de Egídio (Vladimir Brichta) como até mesmo aceitará morar na casa que foi de Jacutinga (Juliana Paes). Uma trajetória que lembra a Bruaca (Isabel Teixeira) do remake de Pantanal (2022) --com direito até a um Almir Sater para chamar de seu.
As comparações entre as personagens não vão ser exatamente uma novidade, já que Benedito Ruy Barbosa enfrentou um processo parecido na versão de 1993. Ele voltou para a Globo com toda a pompa para escrever Renascer justamente após o sucesso de Pantanal (1990), na extinta TV Manchete.
As semelhanças já começam na estrutura, em que um José (Leôncio/Inocêncio) vive às turras com um filho pródigo (Jove/João Pedro), que por sua vez se envolve com a filha (Sandra/Guta) de um fazendeiro de caráter duvidoso (Tenório/Egídio).
As histórias também contam com uma mulher que é oprimida pelo marido, com direito até a um apelido misógino --nos remakes, a Maria Bruaca de Isabel Teixeira e a dona Patroa de Camila Morgado.
As três décadas que distanciam as primeiras versões de seus respectivos remakes exigiram algumas adaptações de Bruno Luperi, mas a trajetória delas se manteve ainda bastante semelhante.
Bruaca passou a ser chamada apenas de Maria assim que foi expulsa por Tenório (Murilo Benício) de casa, se livrando de diversas amarras sociais e até mesmo flertando com Eugênio Chalaneiro (Almir Sater). Ela ainda teve a ajuda de Guta (Julia Dalavia) para exigir os seus direitos na Justiça.
Uma reviravolta praticamente idêntica vai acontecer com dona Patroa nos próximos capítulos da novela das nove da Globo. Ela vai romper com Egídio, passará a ser chamada pelo nome de batismo --Iolanda-- e vai ser incentivada por Sandra (Giullia Buscacio) a processar o ex-marido.
Uma coincidência a mais é que Iolanda também vai ter um Almir Sater para chamar de seu, mas dessa vez em uma versão libanesa --dançando agarradinha com Rachid no cabaré de Jacutinga.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.