Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Tarso Brant

Para transgênero da novela, Ivana homem e grávido seria um final fantástico

Estevam Avellar/TV Globo

Carol Duarte contracena com Tarso Brant; ator revive sua história na novela da Globo  - Estevam Avellar/TV Globo

Carol Duarte contracena com Tarso Brant; ator revive sua história na novela da Globo

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 28/7/2017 - 5h19

Tarso Alexandre Brant, 24 anos, fez ontem (27) sua estreia na TV como o personagem que dá início à transição de gênero de Ivana (Carol Duarte). Ele nasceu Tereza Cristina Borges e revive em A Força do Querer a sua própria história. Sua experiência serviu de inspiração para a autora Gloria Perez criar a transgênero da trama. Para o ator, Ivana virar Ivan, com aparência masculina, e gerar um filho seria um desfecho fantástico.

"Fantástico porque essa imagem de um homem gerando uma criança chocará, mas mostrará como as pessoas precisam abrir suas mentes", diz.

Essa é uma das possibilidades de final para Ivana na novela das nove. Assim como já aconteceu em casos reais, ela pode terminar com um filho nos braços gerado em seu próprio ventre mesmo após mudar de sexo, de mulher para homem.

Tarso foi procurado pela autora há tanto tempo que ele nem sabe precisar quando foi. Conta que relatou detalhadamente, em muitos e-mails, como foi o seu processo de transição de gênero.

Tudo real
Tomar hormônios sem acompanhamento médico, como será mostrado na trama, faz parte de sua história.

"Tomei hormônio sem procurar um médico por tinha uma sede imensa pela mudança. Também transei com homem até entender que eu não era uma mulher. Foi incômodo, desconfortável, não foi legal. Transar com o corpo que não é o que você se identifica não poderia ser diferente. O sexo da Ivana com o Cláudio [Gabriel Stauffer] é o que acontece na realidade com algumas pessoas que passam pela transição", resume. 

Diferentemente da personagem de A Força do Querer, Tarso não tem atrações por homens. Diz que é "hétero" na sua orientação sexual. Ele também afirma que, por isso, gerar um filho está fora de cogitação. "Quero ser paizão, mas não quero engravidar. Mas reafirmo que seria muito bonito isso poder acontecer na novela. Promoveria uma reflexão boa."

bella pinheiro/tv Globo 

Tarso Brant faz selfie com Carol Duarte (Ivana) e Gabriel Stauffer (Cláudio) nos bastidores

O mineiro passou um ano fazendo a transição de gênero, e há três anos deixou de ser uma mulher para ter a aparência que sempre teve por dentro, a de homem.  

"É um processo pesado, uma mudança difícil mas não é só uma questão de aparência. Ivana, como eu, precisa mudar o exterior para que seja igual é por dentro", comenta o ator.

Tarso frequentou aulas de interpretação para TV e já tinha feito uma peça de teatro e participado de videoclipes. Ele não sabe se fica até o fim da novela, mas torce muito por isso. Está encantando com as gravações das suas primeiras cenas e com o fato de aprender a atuar com pessoas que admira.


Confira cinco reportagens especiais sobre A Força do Querer:

Os 'filhos' da novela: pesquisador de Glória Perez lança livros baseados na trama

De sapato voador a nudez pública: relembre sete barracos marcantes

"Queria que Bibi pagasse pelo que fez", diz Juliana Paes sobre sua personagem

Globo fatura com fim de disfarce de travesti; saiba como

Sucesso como amiga de Bibi, atriz desistiu da carreira no Brasil para viver no México

Resumos Semanais

Resumo da novela A Força do Querer: Capítulos de 12 a 13 de março

Sexta, 12/3 (Capítulo 149)
Silvana começa a tratar sua compulsão. Zeca é levado por correnteza de rio, e Ruy tenta salvá-lo. Zeca e Ruy reencontram o índio misterioso do passado. Zeca e Ruy vão juntos atrás de Ritinha. Bibi é solta ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.