Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANIMAIS REAIS

Pantanal recorre a efeito especial para ter sucuri sanguinária e onça emotiva

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Onça-pintada usada para gravação da novela Pantanal

Maria Marrua (Juliana Paes) se transforma em onça para salvar sua filha do ataque de uma sucuri

MARCELA ALMEIDA

marcela@noticiasdatv.com

Publicado em 20/4/2022 - 16h09

A produção de Pantanal recorre aos efeitos especiais para fazer com que a novela das nove da Globo tenha uma onça emotiva e uma sucuri sanguinária que ataca um assassino de aluguel que dorme em uma canoa. São feitas gravações com animais reais e os bichos ganham personalidade graças à tecnologia usada na edição.

Carlos Augusto Sodre, técnico de efeitos especiais, revelou ao Gshow como foi realizada a cena do ataque da cobra ao matador de aluguel. "Gravamos com uma sucuri real se enroscando na perna do ator. E, em um movimento de grua [uma espécie de guindaste de câmera], a gente deu uma puxada na perna dele saindo de quadro. Assim, ficava um mistério, indicando que a cobra o levou."

A computação gráfica também foi utilizada para dar veracidade à cena em que Maria (Juliana Paes) joga o responsável por matar Gil (Enrique Diaz) em um lago cheio de piranhas. O técnico afirmou que foi colocado um sistema de ar comprimido com mangueiras submersas no rio da fazenda durante as gravações.

"Eu liberava o ar com registros e fazia com que saísse borbulhas. E o próprio ator estava com uma bolsa de sangue cenográfico, que ele mesmo apertava para liberar na água. A computação gráfica também deu uma ajuda na parte do sangue", explicou.

O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) deu uma licença para a produção da trama realizar gravações com os animais e nas fazendas. Também teve autorização das secretarias estaduais do Meio Ambiente de Goiás e do Pará. Os animais silvestres foram mantidos em ambiente calmo e livre de estresse.

A onça-pintada presente nas cenas perdeu seu instinto selvagem ao ser cuidada por humanos. Por seu temperamento mais calmo, foi escolhida para representar a força da natureza em Pantanal. Apesar de a onça ter sido humanizada, os efeitos são essenciais para trazer personalidade e emoção aos animais em cena.

Leia os resumos dos próximos capítulos da novela Pantanal.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#97 - Jove desaparece e fica de cara com a morte" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.