Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM 1990

Pantanal: Quem era Irma na novela original? Entenda história da personagem

TV GLOBO/JOÃO MIGUEL JÚNIOR

Atriz Camila Morgado surge diante de campo e olha para frente enquanto sorri durante as gravações da novela Pantanal

Camila Morgado interpreta Irma, a irmã de Madeleine (Karine Teles), na segunda fase de Pantanal

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/4/2022 - 19h44
Atualizado em 12/4/2022 - 20h20

Na versão original de Pantanal (1990), exibida pela extinta Manchete (1983-1999), Irma foi interpretada por Carolina Ferraz e Elaine Cristina. Na trama atual, Malu Rodrigues e Camila Morgado dividem o papel. A personagem é apaixonada por José Leôncio (Paulo Gorgulho e Cláudio Marzo na primeira exibição, e Renato Góes e Marcos Palmeira no remake), o marido de sua própria irmã na novela das nove da Globo.

Irma é a primogênita da família Novaes e vive uma vida sem grandes emoções. Mariana (Selma Egrei), sua mãe, não dá liberdade para que a filha faça muita coisa além de obedecê-la. Na juventude, ela foi sempre excessivamente inocente. Esse pudor faz a jovem sofrer, sem que as pessoas percebam o quanto essa repressão é sacrificante para ela.

O que ninguém imagina é o peso que Mariana impõe a Irma toda vez que a usa de sarrafo para sua caçula, Madeleine (Bruna Linzmeyer/Karine Teles). Cada filha reage de um jeito às proibições da mãe. Enquanto a mais nova é rebelde, a ruiva se esconde cada vez mais no jogo da matriarca, sem perceber a vida passar enquanto ela não pode aproveitar nada.

Na versão de Benedito Ruy Barbosa, a pureza da jovem era convincente para o público. Mas, na atual novela da Globo, a ruiva, que dá em cima do marido da irmã desde os primeiros capítulos, não consegue demonstrar tanta inocência e recato. Ela já virou "fura-olho" nas redes sociais.

reprodução/manchete

Elaine Cristina em cena de Pantanal

Elaine Cristina como Irma em Pantanal (1990)

Quem era Irma na Pantanal de 1990?

No folhetim original, Irma foi interpretada na primeira fase por Carolina Ferraz, em seu primeiro trabalho como atriz na TV. Ela só viria a estrear na Globo em 1992, como apresentadora do Fantástico.

Já na segunda fase da trama, a personagem foi vivida por Elaine Cristina, uma das estrelas da extinta TV Tupi (1950-1980), que trabalhou em produções como Ídolo de Pano (1974), A Viagem (1975) e O Profeta (1977).

Na história, a trajetória inicial da personagem era a mesma. Anos depois, durante uma conversa com Madeleine, na época vivida por Ítala Nandi, ela deixava escapar que nunca seria capaz de esquecer o gosto do feijão de Filó (Jussara Freire na versão da Manchete).

Ao escutar isso, Madeleine percebeu que foi traída e deu uma surra em Irma, que se debulhava em lágrimas e culpa. Após uma série de idas e vindas amorosas, a personagem terminou a novela ao lado de José Lucas de Nada, um filho perdido de José Leôncio.

Curiosamente, o personagem era interpretado por Paulo Gorgulho, que viveu o próprio Leôncio na primeira fase. No último capítulo, os dois dividiram uma cena de amor na cama.

Em seu canal no YouTube, Elaine Cristina lembrou que, no dia em que foi ao Pantanal pela primeira vez para gravar, era seu aniversário. Os colegas de elenco e equipe, então, cantaram parabéns para a atriz. Ao mesmo tempo, ela deixou um recado para o elenco do remake da Globo.

A todos os meus irmãos de profissão que embarcaram neste barco e que estão fazendo esse remake, mexendo com um trabalho que está encantado, desejo a todos eles que façam o melhor, com a humildade de que a roda já foi descoberta há muito tempo e que vocês não vão descobrir nenhuma roda. Tenham humildade, façam o melhor. Espero que vocês recebam aplausos e sejam muito bem-sucedidos. Se fizerem igual ao que fizemos, está de bom tamanho. 

Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#96 - Mulher-onça e casos de família na segunda fase de Pantanal!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.