Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MENTIRA

Pantanal: Cego de vingança, Alcides rouba José Leôncio e confessa crime

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Juliano Cazarré em cena de Pantanal com expressão de tristeza

Em Pantanal, Alcides (Juliano Cazarré) vai mentir e roubar José Leôncio (Marcos Palmeira)

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 28/9/2022 - 4h00

Alcides (Juliano Cazarré) vai mentir e roubar José Leôncio (Marcos Palmeira) para se vingar de Tenório (Murilo Benício) em Pantanal. Depois de ser violentado pelo fazendeiro, o peão dirá que foi atacado por uma onça e insinuará que precisa de uma azagaia (espécie de lança utilizada contra os animais) para se proteger de um novo ataque na novela das nove da Globo. Na verdade, ele vai querer usar a arma para matar o seu algoz.

Tadeu (José Loreto) contará a Alcides que José Leôncio tem uma azagaia guardada em casa. A informação recairá como uma bomba no fortão, que só então entenderá as instruções do capeta. "O Trindade [Gabriel Sater] falô que num podia arma de fogo, nem faca... Então eu vô tê que pegá o infeliz na zagaia!", vai assegurar o paranaense, cheio de ódio.

Com sede de sangue, ele pedirá para Zaquieu (Silvero Pereira) roubar o artefato do patrão e ajudá-lo num plano macabro de matar Tenório. "Vô atravessa o infeliz e fincá ele no chão!", prometerá o boiadeiro.

O ex-mordomo de Mariana (Selma Egrei), que tem acesso à casa, conseguirá o objeto e partirá para cumprir o plano com o amigo. Eles atrairão Tenório para uma emboscada e o atingirão com a lança. Uma sucuri fará o resto do serviço. Ela arrastará o corpo direto para as piranhas.

Alcides assume crime

A morte dará uma guinada na vida do ex-capataz, que se sentirá vingado após o trauma. Mas em um primeiro momento, ele não assumirá a culpa pela morte do bigodudo. Zaquieu dirá ao patrão que foi ele quem matou Tenório. O amante de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) tentará explicar a situação, mas vai ser interrompido pelo ex-mordomo, que tomará a frente e inventará que foi ele quem eliminou Tenório.

"Eu acertei uma bala bem no meio dos cornos daquele infeliz!", vai disparar o peão. Sem desmentir o parceiro, Alcides justificará que os dois tiveram um "entrevero" com o pai de Guta (Julia Dalavia).

"Eu acertei uma bala na cabeça dele. Eu um matador, sêo Zé Leôncio. Um peão 'fllozô' matador", seguirá Zaquieu, deixando o patrão boquiaberto com a notícia surpreendente.

Conversa estranha

Diante da injustiça, Alcides pensará em abrir o jogo, mas Zaquieu vai ser mais rápido e cortará o amigo. "Não queira roubar a minha glória! Eu matei o mardito! E se ele voltar, mato de novo!", emendará o ex-funcionário de Mariana.

Bastante preocupado com as revelações, José Leôncio questionará se Zaquieu estará falando a verdade. Alcides, então, responderá que sim e vai argumentar que foi Tenório quem atirou primeiro. Ele também contará ao patrão que o corpo do vilão foi parar dentro do bucho de uma sucuri.

Posteriormente, José Lucas (Irandhir Santos) anunciará que o caso da morte de Tenório terá sido registrado como legítima defesa. Na ocasião, Zaquieu deixará claro que antes disso, nunca havia dado um tiro na vida. 

Tibério (Guito), que vai estar presente na conversa, ficará com um pé atrás e dará seu palpite de desconfiança. "E bem no primêro foi acertá a testa do infeliz", vai opinar o violeiro.

Sem entender nada, José Leôncio dirá que vai defender Zaquieu. Para não prejudicar o amigo, Alcides revelará ao patrão que foi ele quem matou Tenório com a sua azagaia.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. Em outubro, a emissora vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Listen to "# Tenório estupra, tortura e traumatiza Alcides em Pantanal!" on Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.