Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CONVERSA SINCERA

Pai de Maria Santa assediou as filhas em Renascer? Remake revela a verdade

Reprodução/TV Globo

Em cena de Renascer, Fabio Lago está de frente para Duda Santos, que está de costas

Venâncio (Fabio Lago) em Renascer: filha caçula fará revelação sobre as atitudes do pai

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 31/1/2024 - 19h00

Venâncio (Fabio Lago) foi embora de Renascer deixando uma dúvida no ar: afinal, ele assediou Maria Santa (Duda Santos) e sua irmã mais velha, Marianinha? Apesar de Quitéria (Belize Pombal) ter dito ao marido que sabe que foi ele quem engravidou a filha mais velha, Santinha insistirá em conversa com José Inocêncio (Humberto Carrão) que o pai nunca lhe fez nenhum mal.

A cena está prevista para ir ao ar já nesta quarta-feira (31) na novela das nove da Globo. Depois de terem transado pela primeira vez, os pombinhos conversarão sobre os ensinamentos de Jacutinga (Juliana Paes) antes da noite de núpcias. "Ela me ensinô as coisa que a vida num ensina, mais divia ensiná!", dirá ela, como se estivesse se defendendo.

José Inocêncio concordará com ela: "Pois eu acho que ela fez foi muito bem! Setratando de intimidade... num há nada nesse mundo mais importante que se ter instrução".

Maria Santa, então, se lembrará da irmã --que não aparece na novela, é apenas citada; portanto, não há atriz escalada para viver a personagem. "Se mainha tivesse ensinado metade das coisa que ela ensinô, nem eu nem Marianinha tinha passado pelo que passâmo", falará

O assunto pesará, e José Inocêncio se recriminará: "Eu sinto muito não ter te livrado dele antes". Santinha, então, dirá, convicta: "Painho nunca que buliu ni mim!". "E na sua irmã?", perguntará o coronelzinho. "Nunca que vi", soltará. "Mas não coloca a mão no fogo", indicou o autor Bruno Luperi no capítulo entregue ao elenco.

"Se você soubesse quantos abusos acontecem por esse país afora. Pais, padrastos, avôs, tios, primos... e o perigo quase sempre está dentro de casa", discursará o protagonista vivido por Humberto Carrão.

Mais uma vez, Maria Santa defenderá Venâncio: "Painho num é ninhum santo... Mais também num é esse diabo que se pinta. Ele era ingnorante... Mais num era ruim".

O marido perguntará se a mulher acredita na inocência dele. "Tenho que acreditá", responderá. "Conhece o homem por trás da fama. E, agora, um pouco mais do mundo. José Inocêncio, porém, não se convence", completou o autor no texto.

Antes de ir embora de Renascer, Venâncio já havia deixado no ar que foi ele quem engravidou a própria filha quando apareceu sentindo desejo por Santinha. No sábado (27), o capataz falou com Quitéria que não levou nem a cabeça do boi para não se lembrar da vida que tinha. Nesse momento, a mulher se exasperou:

Foi ocê, Venâncio... Ocê quem desgraçô nossa fia. Quem desgraçô minha vida. Nossa família. Ocêdesgraçô Marianinha. E botô a minha fia pra corrê de casa que nem uma lazarenta. Se num foi ocê: foi quem? O boi? Que nem disse a Santinha... Marianinha saía de casa, todo santo dia, mais ocê e voltava mais ocê pra casa... Ela num encontrava ninguém pelo caminho!

Sentida, ela engoliu o choro e continuou: "No fundo, eu sempre sube mais nunca tive coragê de admiti... E num vô sabê me perdoá nunca por isso! Eu achei que tarra protegendo a nossa famía, mas eu tarra era fechando os ôio pra verdade que tarra bem debâxo do meu nariz!".

O meu maior pecado foi fingi que num tarra contecendo nada, pra mantê nossa famía unida! E pra quê? Me diga, Venâncio: pra quê? Pra o desgosto de minha vida se estraçaiá... e cada pedaço vuá pra longe pra nunca mais!

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre no último dia 22. O remake ficará no ar até setembro deste ano, se a emissora não mudar de ideia. 


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 12 a 27/7

Sexta, 12/7 (Capítulo 149)
Augusto e Buba comentam com João Pedro e Sandra que sentiram um clima entre Inocêncio e Aurora. Aurora e Inocêncio conversam sobre a cadeia de produção. Ela quer que ele preste consultoria para a empresa que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.