VIDA NOVA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Dona Patroa (Camila Morgado) em Renascer: ela ensaiará voltar para o marido após sair de casa
Após se soltar na pista de dança da casa de forró com Rachid (Almir Sater), dona Patroa (Camila Morgado) acordará de ressaca e quererá voltar para Egídio (Vladimir Brichta) em Renascer. O pastor Lívio (Breno da Matta) será o responsável por um alerta que fará a evangélica desistir de vez do casamento na novela das nove da Globo.
Ele contará o motivo de ter deixado a igreja para trás após dar um conselho a uma fiel vítima de violência doméstica, que acabou assassinada pelo próprio marido. O pastor ficará com a voz embargada, revivendo a dor da lembrança do caso e da culpa que sente.
"Ela se sentava na primeira fila e ouvia o que eu dizia apegada à Bíblia, de olhos fechados... E balançava a cabeça, com a mão espalmada na minha direção... E cantava com fervor os louvores. Era uma verdadeira fiel, na acepção da palavra. Uma vez ela me procurou depois do culto. Nós sempre falávamos sobre amenidades, mas ela veio me fazer uma queixa naquele dia", começará a falar o religioso.
Dona Patroa ouvirá que a tal queixa era sobre o marido dela e perguntará que conselho ele deu. "O que rezava na minha cartilha, já que uma vez casados...", dirá Lívio, e ela completará: "Casados para sempre".
"Eu a aconselhei a voltar para a casa e orar com fervor pela conversão do marido. Assim eu havia sido ensinado: que o marido é a cabeça, à esposa cabe, portanto, a obediência, a submissão. Só me dei conta da gravidade do discurso que eu estava repetindo quando ela não apareceu no culto seguinte, no outro nem no outro...", ele falará, fazendo uma pausa.
O pastor contará que descobriu que ela havia sido assassinada pelo marido por quem ele mandou ela rezar. "O senhor não teve culpa de nada", dirá dona Patroa. "Eu fui cúmplice desse crime e me pergunto de quantos outros mais eu não devo ter sido sem nem saber?", ele lamentará.
O religioso dirá que deveria ter acompanhado a fiel até a delegacia da mulher para ela prestar queixa contra o marido. "Mas eu botei ela de joelhos diante do seu algoz. Naquela noite eu voltei pra igreja e praguejei contra Deus com todas as minhas forças. Passei horas ali, despejando sobre ele toda a minha culpa, toda minha dor... Eu me perguntava como ele deixou aquilo acontecer? Ela não teria orado o suficiente?", desabafará, com extrema sinceridade.
A mãe de Sandra (Giullia Buscacio) também se emocionará com a narrativa e se lembrará dos absurdos que aguentou calada para manter seu casamento.
O pastor, então, declarará: "Até que eu ouvi de uma irmã que não precisava gritar pra falar com Deus, porque ele estava, não na igreja, mas dentro de nós. Só que eu olhei para dentro de mim e não encontrei ninguém... Olhei praquela Igreja e vi que Deus não estava ali. Então, sai por essas estradas sem rumo... E, nessa via sacra, meus caminhos e os de padre Santo [Chico Diaz] se cruzaram".
Lívio afirmará que o destino que Deus traçou para ele não estava dentro de um templo, estava da porta para fora. A dona de casa indagará o que ela deve fazer, se não for voltar para a casa para viver com o marido.
Para ele, a senhora peça paz, conforto. Mas peça também coragem pra lidar com seu marido da forma certa. Abuso e violência doméstica não se resolve na igreja ou com orações, mas sim na delegacia.
A partir dessa cena, ela terá total consciência dos abusos que sofreu e enfrentará Egídio como uma leoa. Dona Patroa também passará a pedir para lhe chamarem pelo seu nome, Iolanda.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.