Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

PALAVRA DE DEUS

Novela Renascer: Dona Patroa dá show de machismo com decisão

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena de Renascer, Camila Morgado está discutindo com alguém

Dona Patroa (Camila Morgado) em Renascer: dona de casa se recusará a assinar divórcio

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 3/6/2024 - 11h15

Apesar de já estar separada de Egídio (Vladimir Brichta) e não pensar mais em voltar a viver com ele, dona Patroa (Camila Morgado) se recusará a se divorciar e a brigar pela partilha dos bens do ex-marido em Renascer. Tudo porque ela acredita na máxima de "o que Deus uniu, o homem não separa". Ela ainda surpreenderá ao dar um show de machismo na explicação sobre não querer nada do coronel.

Na cena prevista para ir ao ar na quarta-feira (5), Bento (Marcello Melo Jr) e Lu (Eli Ferreira) a orientarão sobre seus direitos com o divórcio. Mas a mãe de Sandra (Giullia Buscacio) já logo citará a Bíblia: "Mateus, capítulo 19, versículo 6: 'Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe'", falará ela.

Cheio de tato, o advogado argumentará que Deus, em toda a sua sabedoria e
grandeza, não aprovaria em nada o que Egídio fez com ela. "O dotô conhece as leis dos homens... já das escrituras tá se vêno que num sabe de nada", insistirá. "Com todo respeito, eu acho que religião nenhuma deve cruzar as fronteiras do direito... Como acredito que o deva ser um instrumento pra livre prática de toda e qualquer religião", explicará Bento.

A professora não entenderá: "Se a senhora e seu marido já estão separados, por que não buscar o divórcio?". "Uma coisa é num tá junto, ôtra é querêsepará o que Deus juntô", afirmará.

Bento perguntará se Deus quer que ela renuncie a tudo o que lhe é de direito, e dona Patroa surpreenderá: "Me é de direito por que se nunca trabalhei? Quem construiu tudo em nossa vida foi Egídio! Com o trabalho e o suor dele, não com meu... Eu, se você fô vê, num levantei foi uma palha".

Todos se espantarão com a naturalidade dela ao dizer isso, e Lu, embasbacada, não aguentará: "Como não?!". "O mais que fiz foi cuidá da casa, comida, e olhe lá...", continuará Iolanda.

Sandra ficará indignada com a mãe: "Se isso não é trabalho, é o quê?". "Minha obrigação, Sandra. Meu dever enquanto mãe e enquanto mulé! Trabalho quem tinha era teu pai...", minimizará ela.

Sandra crescerá para cima dela. "Que largava a senhora em casa cuidando de mim pra ir correr atrás de mulher?", disparará a grávida. "Dobre a língua pra falá de teu pai!", se irritará.

Bento intercederá, tentando contemporizar, dizendo que cuidar da casa e da família também é trabalho. "Até porque, se o teu marido saia de casa, fosse pelo motivo que fosse, é porque a senhora estava lá, tomando conta de tudo!", completará Lu. "Então não é justo que a senhora, que trabalhou tanto pra constituição dessa família, renuncie de seus direitos?", insistirá o advogado.

Dona Patroa continuará discursando que não acha isso certo. "Olhe, dona Iolanda, a senhora tem, no mínimo, direito a metade de tudo que vocês construíram juntos desde que se casaram", falará ele. "A lei reserva à senhora a metade de todo ganho patrimonial que vocês tiveram juntos desde que se casaram até hoje", ajudará Lu.

"A lei existe pra todos, independe de credo, cor ou classe... E seus direitos são os mesmos que o dele ou de qualquer cidadão... A senhora só precisa buscar um advogado pra entrar com o processo", finalizará Bento, deixando Iolanda pensativa.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9

Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio. João Pedro anuncia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.