Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PERSONAGEM EMBLEMÁTICA

Quem foi dona Patroa em Renascer em 1993? Atriz aproveitou chance na Globo

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Camila Morgado em cena como dona Patroa em Renascer, com expressão preocupada, mão no queixo

Camila Morgado em cena de Renascer como dona Patroa; personagem foi de Eliane Giardini em 1993

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/3/2024 - 14h00

Dona Patroa é uma personagem que apresenta uma trajetória potente em Renascer. Ao longo da novela, ela deixa de se sujeitar às traições do marido, se separa e traça um novo caminho longe do vilão. O papel, que atualmente é de Camila Morgado, foi de Eliane Giardini na primeira versão de Renascer, em 1993. A atriz definiu Patroa como sua grande chance na Globo, um divisor de águas na sua carreira.

Eliane, atualmente com 71 anos, começou a carreira no teatro e foi para a televisão nos anos 1980. Ela fez participações em novelas da Band e do SBT, mas só estreou em um folhetim da Globo em Felicidade (1991).

A artista acredita, no entanto, que dona Patroa foi sua primeira grande personagem na teledramaturgia da emissora. Ela já nem acreditava que teria espaço e sucesso na TV quando conseguiu o papel em Renascer.

"Tenho muito viva a lembrança desse personagem e de tudo o que a gente viveu. A gente ia para Ilhéus para fazer as externas, um luxo! A minha personagem era muito emblemática. Porque eu era uma atriz de teatro, estava com quase 40 anos, achava que já não ia ter espaço para mim dentro de novela. No entanto, de repente, aparece a dona Patroa", disse Eliane em entrevista ao É de Casa em janeiro deste ano.

A interpretação que ela fez de dona Patroa foi marcante também para Camila Morgado. A atriz que atualmente vive a personagem mandou um recado para a veterana sobre isso: "Estou muito honrada de estar fazendo agora a dona Patroa, que foi um personagem que você fez maravilhosamente bem, você quebrou tudo, você explodiu", elogiou.

Após Renascer, Eliane não saiu mais da tela da Globo. Atuou em dezenas de novelas, séries e programas da emissora. Ela teve papéis marcantes em O Clone (2001), América (2005) e Avenida Brasil (2012). Seu trabalho mais recente em uma novela foi como a vilã Agatha de Terra e Paixão (2023).

reprodução/tv globo

Eliane Giardini como dona Patroa em Renascer

Final de dona Patroa em Renascer

Se o autor Bruno Luperi mantiver a trama da versão original de Renascer, dona Patroa mudará bastante até o final da novela. A mulher se empoderará e começará a exigir que o marido a chame por seu nome, Iolanda, e não pelo apelido de patroa.

Ao longo da história, ela arrumará um novo pretendente: Rachid, que na versão atual será interpretado por Almir Sater. A personagem largará o marido e ficará com o mascate.

"Com sua iniciativa, Patroa ganhou um nome, uma identidade. É estimulante para quem passa pela mesma situação e precisa ver Iolanda dando certo", disse Eliane Giardini em entrevista ao jornal O Globo em 1993.


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 19 a 29/6

Quarta, 19/6 (Capítulo 129)
Teca avisa a Du que não deixará o filho para fugir com o rapaz. Augusto conta a Buba que tudo indica que a criança de Teca é intersexo. Zinha se enfurece com a presença de Mariana ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.