MULHER DE FIBRA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Iolanda, a dona Patroa (Camila Morgado), em cena de Renascer: ela surtará com capanga do marido
Iolanda (Camila Morgado) dará o passo que faltava para virar ex-dona Patroa de uma vez por todas em Renascer. Ela abandonará o marido após flagrá-lo em cima de Joana (Alice Carvalho) só de cueca e ainda terá uma atitude nobre ao deixar a fazenda. Ela surtará quando Marçal (Osvaldo Mil) não quiser parar o carro para dar carona à família de Tião Galinha (Irandhir Santos), puxará o freio de mão, pegará sua mala e dará uma banana para o capanga.
A religiosa vai preferir comer poeira na estrada junto com os retirantes e os levará para a casa de Sandra (Giullia Buscacio), oferecendo abrigo e comida ao casal e seus dois filhos. As cenas vão ao ar a partir desta quinta-feira (23) na novela das nove da Globo.
Ela armou o plano para desmascarar o assédio sexual que o marido comete com a mulher do funcionário. Iolanda bolou tudo para que eles ficassem com os R$ 200 mil oferecidos em troca da transa com Joana, mas o vilão mandará Marçal e seus capangas arrancarem o dinheiro das mãos de Tião.
A família, então, irá embora com suas trouxas e ainda mais desesperançosa. "Encoste aí, Marçal. É Tião e Joana, home... Mandei encostá!", falará Iolanda. O capataz afirmará que a ordem do patrão foi levar só ela e que a mulher não deveria se misturar com os empregados.
"Pois então pare esse carro que eu vô me descê! Quando eu mandar encostar, você encosta!", berrará a evangélica, que puxará o freio de mão do automóvel, que parará bruscamente. "E, dona Patroa é a sinhora sua mãe!", concluirá a religiosa, antes de pegar sua mala e ir ao encontro dos amigos.
A mulher de Tião perguntará o que aconteceu, e Iolanda dirá que não houve nada. "Até porque larguei dona Patroa naquela casa. De hoje em diante eu me chamo Iolanda e num respondo por ôtro nome! Nós vamos juntos... Vocês vão vir comigo!", falará ela, antes de dar um abraço em Joana e encarar a caminhada até a vila.
O público, então, verá Egídio andando pela casa toda, como se buscasse o cheiro de Joana. "E acaba no quarto, onde o colchão está nu, pois eles guardaram as roupas de cama. Então se senta na beira da cama, para conferir a grana que Marçal tomou deles e deixou ali, então se joga de costas. É um apaixonado, coitado...", escreveu o autor Bruno Luperi no roteiro da cena.
Ô, Joana... Como você pode sê tão ignorante? Eu ia lhe dá de um tudo nessa vida. Tudo! Você ia sê a minha patroinha. Ia fazê de você a minha dona patroinha... Dona de minha vida, de minhas roça! Você teve o mundo em suas mão e jogou fora. Me trocô por um Tião Galinha, e acabô co’a minha vida e co’a sua pra vivê essa miséria de vida que Deus lhe deu.
Egídio ficará em uma obsessão tremenda, sentindo-se derrotado. Em seguida, a novela mostrará Sandra recebendo a mãe e a família de Joana. Pasma com a comitiva em sua porta, a jovem pedirá que Rachid (Almir Sater) leve os visitantes para comer na cozinha para poder conversar a sós com a mãe.
A gestante, então, perguntará o que foi que aconteceu, o que foi que seu pai fez. Iolanda responderá, firme e forte:
Agora acabou, filha. Dessa vez, acabou tudo de veiz. E sem remorso, sem culpa! De teu pai, Sandra, eu num quero nem a lembrança! [Ele] Num fez nada que num tivesse feito antes. A diferença é que eu dicidi que num vou mais orá pra salvá a alma daquele disinfiliz! Num tem mais volta. Seria preciso que eu não tivesse o mínimo de vergonha em minha cara!
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Alice Carvalho
Bruno Luperi
Camila Morgado
Globo
Irandhir Santos
Novela das Nove
Osvaldo Mil
Renascer
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.