Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESSÊNCIA PERDIDA

Novela Renascer: Buba se submete a constrangimento e finca os pés na lama

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Gabriela Medeiros está em cena de Renascer caracterizada como Buba

Gabriela Medeiros está em cena como Buba: personagem perde a originalidade com falsa gravidez

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 17/4/2024 - 12h00

Uma mulher que rompeu com a própria família e que tem sido verdadeira desde os primeiros capítulos se perderá em Renascer, porque o remake vai manter toda a farsa da gravidez de Buba (Gabriela Medeiros agora, Maria Luisa Mendonça no passado). Em 1993, a luta pela identidade de gênero mal era discutida, e a personagem não era transexual, mas sim uma pessoa intersexo. Só que em 2024, ver a personagem se submeter a tamanho constrangimento é muito ruim.

Com a visita inesperada de José Inocêncio (Marcos Palmeira), a psicóloga usará uma prótese no abdome para simular a gestação. A princípio ela será contra a colocar o acessório e continuar enganando o sogro, mas acabará cedendo aos apelos de José Venâncio (Rodrigo Simas). 

Toda a situação envolvendo o começo dessa simulação é vexatória para Buba e poderia ter sido eliminada da versão atual da novela. O autor Bruno Luperi poderia ter pulado esse episódio porque ela irá se mudar para a fazenda com Teca (Lívia Silva) e inventará uma outra mentira: a de que o filho que a jovem espera é do publicitário.

As pinceladas para a originalidade da Buba 2024 são minadas quando ela permite que o companheiro a envolva em uma teia de mentiras. Após mais uma DR do casal, ela vai ter o enchimento acarinhado pelo sogro. Isso vai ser um alívio para Venâncio, mas uma derrota para Buba.

O coronel, que não foi nem aos casamentos dos filhos, vai desembarcar no Rio de Janeiro porque Eliana (Sophie Charlotte) terá soprado a verdade. Encucado, ele chegará à casa do filho como se estivesse à caça de Buba. 

"Imaginem que ela veio jogá no ar que Buba num tava esperando filho nenhum! Veja se tem cabimento uma coisa dessa?", comentará o fazendeiro. "Buba engole em seco, mas se aguenta", indicou Luperi na descrição da cena. Cara de pau, Venâncio ainda falará que a mulher não precisava ficar inventando coisas porque está com raiva dele.

Antes dessa sequência, a novela das nove da Globo terá cenas de Buba com suas amigas, nas quais elas conversarão sobre Buba se anular por causa do relacionamento com um homem que não quer assumi-la de verdade.

Para quem não lembra ou não sabe, na versão original de Renascer, a jovem era chamada de hermafrodita --termo pejorativo para designar pessoas intersexo, aquelas que nascem com características físicas, genéticas ou hormonais que não se enquadram nas definições biológicas binárias masculinas e femininas. Agora, a psicóloga é uma mulher transexual --assim como a atriz Gabriela Medeiros.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 29/4 a 11/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 85)
Morena demonstra a Deocleciano seu encantamento por Teca. Bento se prontifica a convencer o pai a abrir uma sala de aula para adultos, como deseja Lu. Sandra confessa a Eliana que alugou a casa de Jacutinga ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.