Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TUDO EXPLICADINHO

Novela Renascer: Buba dá aula a Inocêncio sobre bebê intersexo de Teca

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Em cena de Renascer, Marcos Palmeira está sentado em sua cadeira enrolado em uma manta e Gabriela Medeiros está em frente a ele

José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Buba (Gabriela Medeiros) em Renascer: aula sobre bebê intersexo

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 5/6/2024 - 11h00

Tudo aquilo que não ficou explicado sobre a Buba vivida por Maria Luísa Mendonça na Renascer de 1993 será falado agora no remake, através do bebê de Teca (Lívia Silva). A personagem transexual interpretada por Gabriela Medeiros dará uma verdadeira aula a José Inocêncio (Marcos Palmeira) sobre a condição biológica do neném, que nascerá intersexo.

O autor Bruno Luperi usará a falta de conhecimento do fazendeiro como desculpa para responder também todas as perguntas que os telespectadores da novela das nove da Globo estarão se fazendo quando a trama for ao ar.

Inocêncio não saberá dizer, por exemplo, se Cacau --nome neutro escolhido por Teca-- é seu neto ou sua neta. "Chame de Cacau", simplificará Buba. Ele insistirá: "Do Cacau ou da Cacau?".

"Dê preferência ao gênero neutro sempre que possível e evite marcadores de gênero, pelo menos até Cacau começar a se manifestar de acordo com um gênero ou o outro... Com ambos ou com nenhum", completará ela.

É que, como Cacau terá genitália ambígua, na sua certidão de nascimento estará escrito "sexo ignorado". "Aí complicô de vez", falará o protagonista, dando voz a quem não entende sobre o assunto.

Buba dirá que não existe regra ou norma: "Se nem a gramática está preparada para acolher pessoas intersexo, imagine o senhor?". "Mas eu num quero errá", se preocupará o produtor de cacau. A psicóloga afirmará que a questão não é "não errar" mas sim estar sempre disposto a aprender.

"E isso qué dizê que...?", perguntará o personagem de Marcos Palmeira. "Que não caberá a nós determinarmos com qual gênero Cacau vai se sentir confortável. Mas devemos estar atentos aos sinais à medida que eles vierem... Pra tentar tornar esse processo o mais natural e o menos doloroso possível", explicará a psicóloga, de maneira paciente.

Carinhoso, Inocêncio vai querer saber como foi a transição da nora. "O meu processo foi traumático... Mas nem tudo o que passei se aplica ao caso de Cacau. Eu nasci em um gênero que não era o meu... Foi duro até eu entender isso, e uma batalha ainda maior fazer as pessoas ao redor entenderem... Ou
pelo menos respeitarem isso também", responderá ela.

O fazendeiro, então, fará uma pergunta importante: "Isso que Cacau tem é uma anomalia?". "É uma condição biológica. Que faz com que Cacau não seja como a maioria das pessoas... Mas nem por isso é uma anomalia ou uma  doença", ensinará a personagem de Gabriela Medeiros.

Com o bebê no colo, o fazendeiro se mostrará encantado com Cacau. "Até porque num pode se dizê isso d’uma bênção como essa. Agora é esperá o primo de Cacau nascê e teu casamento mais Zé Augusto [Renan Monteiro], que eu vou dar como cumprida a minha missão... E posso ir em paz", sentenciará o protagonista.

Ele completará: "A gente tem que vivê nessa vida enquanto tivé função. Eu já fui a coisa mais importante à minha volta, hoje tô vendo que não mais... E isso tá me trazendo uma paz de espírito que nunca senti até aqui. Agora que a função tá cumprida, é aproveitar".

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 3 a 13/7

Quarta, 3/7 (Capítulo 141)
Eliana conta a Egídio que Mariana já sabe que eles roubaram o cacau. José Inocêncio e Bento ficam surpresos com a possibilidade de João Pedro não querer mais fazer negócio com os produtores. José Inocêncio discute ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.