REMAKE ESTREIA SEGUNDA
REPRODUÇÃO/TV MANCHETE
Cristiana Oliveira interpretou a protagonista Juma Marruá na primeira versão da novela Pantanal
Sucesso de audiência no passado, a novela Pantanal passou entre os meses de março e dezembro de 1990, na extinta TV Manchete (1983-1999). Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a primeira versão do folhetim contou a história de Juma Marruá (Cristiana Oliveira) que se transformava em onça-pintada. A trama também era protagonizada por outros personagens, como José Leôncio (Paulo Gorgulho/Cláudio Marzo) e Jove (Marcos Winter).
O remake atual, assinado por Bruno Luperi, que é neto de Benedito Ruy Barbosa, chega à Globo nesta segunda-feira (28). Com direção de Rogério Gomes, o Papinha, a obra é a grande aposta da emissora para alavancar a audiência do horário nobre. A trama será protagonizada por Alanis Guillen, a Juma versão 2022, e Jesuíta Barbosa, o novo Jove.
Além da personagem de Cristiana Oliveira, Maria Marruá (Cassia Kis), mãe de Juma, transformava-se em onça-pintada, quando se sentia ameaçada na versão original.
A mãe e o pai de Juma, Gil (José Dumont), chegam ao Centro-Oeste como posseiros fugidos do Paraná. Maria tem uma gravidez indesejada, e a filha nasce em uma canoa. Pouco tempo depois, Gil é assassinado por grileiros por vingança. A mocinha é criada pela mãe, que também é morta posteriormente. Adulta, ela se envolve com Jove, um rapaz do Rio de Janeiro;
O peão José Leôncio e o pai dele, Joventino (Cláudio Marzo), enriquecem no Pantanal com gados de corte. O mais velho some ao sair para caçar um marruá, e o filho nunca mais o encontra. Todos especulam que o patriarca se transformou no Velho do Rio, um curandeiro e figura mítica pantaneira.
Rico, José Leôncio conhece Madeleine (Ingra Lyberato/Ítala Nandi) ao viajar para o Rio de Janeiro para cobrar uma dívida. Perto da falência, Antero (Sérgio Britto) autoriza a filha a se casar com o moço rústico para manter o padrão classe média alta da família.
O casal se muda para o Pantanal, e Madeleine engravida. Sem se acostumar com a vida simples, a dondoca foge com o amigo Gustavo (José de Abreu) para a Cidade Maravilhosa e leva o seu bebê, Jove, com ela. José Leôncio, por sua vez, cai nos braços de Filó (Jussara Freire).
Na versão original, como a maioria dos finais de novela, tem desfechos felizes, mas a trama é repleta de mortes. Juma se casa com Jove, e eles têm uma filha. Maria Bruaca (Ângela Leal) se livra do marido embuste. Tenório (Antônio Petrin) é assassinado, e ela e fica com Alcides (Ângelo Antônio).
Outros casais também têm seu final feliz: Trindade (Almir Sater) e Irma (Carolina Ferraz/Elaine Cristina) eTibério (Sérgio Reis) e Muda (Andréa Richa).
Após o casamento com Filó, José Leôncio morre. Ele começa a ter fortes dores no peito, sofre um infarto e não resiste. No encerramento, ele fica cara a cara com o seu pai desaparecido, transformado em Velho do Rio.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.