PARTO DE JUMA
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
O Velho do Rio (Osmar Prado) conduzirá o parto de Juma (Alanis Guillen) na novela Pantanal
O Velho do Rio (Osmar Prado) transformará o parto de Juma (Alanis Guillen) em um ritual de reencarnação em Pantanal. Como o ancião já havia alertado, a alma de Maria Marruá (Juliana Paes) voltará na filha da protagonista da novela das nove da Globo. "Maria Leôncio Marruá. Vai sê rainha dessas água e dessas mata", decretará o encantado, batizando a bebê e a apresentando à natureza.
No capítulo de sexta-feira (23) no folhetim adaptado por Bruno Luperi, a mulher-onça dispensará a companhia de Jove (Jesuita Barbosa) no parto e correrá até a beira do rio para ter sua cria da mesma forma que a mãe. Ela sofrerá muito com as contrações e quase perderá as forças.
"Ajuda... Arguém ajuda... Por favor, ajuda... Num vô conseguî... Tê essa fia... Sozinha", gritará a selvagem. Será então que o Velho do Rio finalmente aparecerá para trazer a criança ao mundo: "Ocê num tá sozinha, Juma".
A jovem já estará desesperada e com muitas dores: "Ela num qué nascê, Véio". "Dêxa ela vim, Juma. Sem medo... Dêxa a tua fiavim pros teus braço", pedirá o homem-sucuri, tranquilizando a protegida. A gestante, então, fará um último esforço. "Tá vîno... Ela tá vîno!", anunciará o ancião.
Juma sofrerá horrores em parto
O protetor do bioma receberá o bebê nas mãos, e um silêncio sepulcral tomará conta da cena. "Ela tá viva, Véio? Minha fia tá viva?", se preocupará a mocinha ao não ouvir o choro. "Tá viva, Juma... A tua fia nasceu... Nasceu!", avisará a entidade.
O Velho do Rio vai suspender a criança para que todo o Pantanal possa venerar o momento de alegria: "Eu te batizo Maria Leôncio Marruá". A personagem de Alanis Guillen perguntará se realmente teve uma menina, e o encantado dirá:
É minina... Tinha que sê. Ela já tá batizada. Maria Leôncio Marruá. Vai sê rainha dessas água e dessas mata. E um dia vão contá a história dela, aa mãe e da avó.
O homem-sucuri entregará o bebê nos braços de Juma, que se comoverá ao ninar a filha. "É minina... Minina mulher", balbuciará ela. "Levanta ela pro céu... Grita", mandará o ancião, que será prontamente atendido. "A minha fia nasceu. Maria Leôncio Marruá!", gritará a jovem, mostrando a herdeira para o mundo.
"Filha de Juma Marruá. O distino dela tá traçado. Se ocê quisé chorá, chora. Mais só se fô de alegria. Chora, Juma... Chorá faiz bem", aconselhará o personagem de Osmar Prado. A mulher-onça se debulhará em lágrimas e colocará a criança no peito. Já o misterioso se afastará e deixará a protegida apreciar o momento com a cria.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. Em outubro, a emissora vai estrear Travessia, trama de Gloria Perez.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Listen to "#116 - Juma vira onça, mata um e dá à luz em Pantanal!" on Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.