Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM ALTA NO GLOBOPLAY

Novela América enfrentou crise no Orkut, e Globo mudou trama após pressão

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Tião (Murilo Benício) está em pé, em uma arena de rodeio. Assim como os outros 3 peões,  ele está com os braços cruzados e o semblante sério, olhando concentrado para frente. Usa um colete preto e uma blusa marrom clara.

Novela América, com Murilo Benício de protagonista, sofreu com cortes logo no início da trama

MATHEUS AZEVEDO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 9/5/2022 - 6h15

Lançada pelo Globoplay em abril e um dos conteúdos mais consumidos da plataforma nas últimas semanas, América (2005) terminou com status de sucesso de audiência na ocasião em que foi exibida, mas enfrentou diferentes crises nos bastidores. Uma delas envolveu Gloria Perez e ONGs de protetores de animais. Uma pressão feita via Orkut, rede social mais popular da época, fez a autora mudar parte do rumo da trama.

Antes mesmo de o folhetim começar a ser transmitido na TV, Gloria passou a sofrer ataques na internet, com cerca de 8 mil mensagens na plataforma que continham ameaças contra a responsável pela história de América. 

As reclamações chegaram a ser ligadas a fãs de Guilherme de Pádua --assassino de Daniella Perez (1970-1992), filha da autora-- que se denominavam militantes de ONGs de proteção aos animais. "Foi uma legião de psicopatas que respondeu à convocação para participar da novela com ataque violento à memória de minha filha", comentou Gloria.

Parte do conteúdo tinha imagens de Daniella morta. "O material está lá, para quem quiser ver, e para servir de provas e providências legais que já foram tomadas", reclamou ela.

Além das ameaças no Orkut, Gloria Perez também foi pressionada por instituições de defesa aos animais por conta da trama que retratava os rodeios no Brasil. A Globo enviou uma nota ao jornal Folha de S.Paulo para rebater as críticas:

A Globo é reconhecida por sua responsabilidade social praticada inclusive através de suas novelas e jamais permitiria qualquer incentivo à ilegalidade ou a comportamento contrário à dignidade humana. Quanto à questão dos rodeios, que nem é o tema central da novela, é forçoso registrar que a teledramaturgia de Globo tem levado ao ar inúmeros temas polêmicos, que, muito mais do que incentivo, têm sido uma poderosa oportunidade para a sociedade brasileira refletir a respeito.

Novela alterada

Na versão original da novela, Gabriela Duarte (a veterinária Simone), Caco Ciocler (o intelectual Ed) e Raul Gazolla (o advogado Helinho) seriam responsáveis por defender os animais. Porém, a autora cortou a militância da novela e explicou que os animais não seriam penalizados nas gravações. "Deve existir gente séria atuando nessa causa nobre", justificou ela na ocasião.

Já com a novela na reta final, Gloria Perez concedeu uma entrevista ao site OFuxico e relembrou as mudanças que precisou fazer na história depois de ter recebido as ameaças no Orkut.

"Cheguei a questionar se existiam de fato protetores de animais. Um bando de psicopatas atacou o meu Orkut, no início da novela; o caso está na polícia. Mas mostrei o que queria: o fascínio do universo dos rodeios, os cuidados que os criadores e peões têm com os animais, a devoção por Nossa Senhora Aparecida", explicou. 

América no Globoplay

América conta a história de amor de Sol (Deborah Secco) e Tião (Murilo Benício). Ela teve uma infância com muitas dificuldades e sonha em morar nos Estados Unidos. Já Tião pretende ser um campeão de rodeios. O casal vive momentos de romance, até a jovem descobrir que a sua viagem está confirmada.

Em busca do sonho, Sol atravessa a fronteira do México e chega ilegalmente aos Estados Unidos, enquanto o personagem de Murilo Benício persegue o objetivo de domar o Touro Bandido, lenda dos rodeios da época. Juliana Paes, Bruna Marquezine, Eliane Giardini, Murilo Rosa, Bruno Gagliasso e Mariana Ximenes são alguns dos outros nomes do elenco.

Disponível no Globoplay, a novela só ficou atrás de Pantanal em tempo de consumo no streaming na última semana e não saiu da posição de tramas em alta da plataforma.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.