Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FRUSTRAÇÃO

Por que beijo gay de América nunca será exibido no Globoplay nem na Globo?

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

Os atores Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro lado a lado, olham para a câmera com expressões sérias, em cenário da novela América

Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro, que protagonizaram beijo gay nunca exibido na novela América

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 27/4/2022 - 6h20

A novela América (2005) estreou no Globoplay na segunda (25), após muitos pedidos dos fãs nas redes sociais. Mas quem estava esperando para ver o tão aguardado beijo entre Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) no último capítulo vai se frustrar mais uma vez. A cena não está na versão da novela no streaming e nunca será exibida em plataforma alguma. 

A sequência chegou a ser gravada (em diferentes versões) para o fim de América, e a expectativa do público era grande em relação àquele que seria o primeiro beijo gay em uma novela da Globo. Mas, no dia em que o último capítulo iria ao ar, uma reunião entre diretores da emissora decidiu pela não exibição do afeto entre dois homens. 

"O romance entre o Júnior e o Zeca era tão bonito que o beijo merecia ter ido ao ar. A história de amor dos dois foi construída de forma delicada. Mas a direção da emissora achou que a cena não devia passar, porque poderia chocar a maioria de seu público. Talvez chocasse, porque o Brasil é muito mais preconceituoso do que demonstra ser", disse a autora Gloria Perez em depoimento ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia.

"Não discuto: em todas as emissoras do mundo, cabe à direção decidir o que vai e o que não vai ao ar. Fiz a minha parte, que é ousar, criar, escrever e mandar gravar. O beijo estava lindo. Eu, o diretor Marcos Schechtman e os atores ficamos tão ou mais frustrados do que o público", complementou ela. 

Em entrevista ao livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, Gloria deu mais nomes: "Eu e o Marcos Schechtman tivemos uma reunião com o Mário Lúcio Vaz, o Octavio Florisbal, o Manoel Martins e o Durval Honório [executivos da Globo]. O Florisbal decidiu que o beijo não deveria ser mostrado. Nós argumentamos muito, mas não conseguimos mudar a decisão. Na verdade, nem era para ir ao ar o trecho que foi, porque ali já havia a intenção do beijo. A primeira ideia era cortar até isso! Mas conseguimos que pelo menos a intenção ficasse". 

De acordo com o documentário Orgulho na Tela (2021), sobre a representatividade da comunidade LGBTQIA+ nas novelas da Globo, todas as cenas gravadas mas não utilizadas em capítulos de novelas são deletadas. Por isso, a cena de beijo de Zeca e Júnior nunca será exibida: ela simplesmente foi apagada e não existe no arquivo. O Globoplay exibe a novela na íntegra, da maneira que foi ao ar originalmente em 2005. 

Frustração

Como Gloria Perez comentou, a decepção dela e do elenco foi grande. A trama retratou a descoberta da homossexualidade de Júnior, rapaz tímido criado no meio rural. Ele se apaixonou pelo peão Zeca, que também era gay. 

"A gente criou uma expectativa, estávamos torcendo para que isso acontecesse. Eu como artista, e sendo gay, colocar isso na roda seria incrível", disse Cordeiro, em entrevista ao Orgulho na Tela. 

Bruno Gagliasso também lamentou o ocorrido. "Foi climão. Toda a novela estava na expectativa. Foram colocados telões nas ruas... Foi difícil. Demorou para cacete para isso acontecer", falou em participação no Lady Night. 

Um beijo entre dois homens numa novela do horário nobre da Globo só foi ao ar no início de 2014, no último capítulo de Amor à Vida, com os atores Mateus Solano e Thiago Fragoso.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.