Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

'NÃO CONSIGO RESPIRAR'

Globo reavalia Nos Tempos do Imperador e altera cena inspirada no caso Floyd

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Guebo (Maicon Rodrigues) está parado em pé na rua em cena de Nos Tempos do Imperador

Guebo (Maicon Rodrigues) seria asfixiado em cena inspirada no caso real de George Floyd

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 19/1/2022 - 7h57
Atualizado em 20/1/2022 - 14h52

A Globo optou por suprimir a referência a George Floyd (1972-2020) na sequência em que Borges (Danilo Dal Farra) ameaça matar Guebo (Maicon Rodrigues) em Nos Tempos do Imperador. O delegado até perseguirá o líder de Os Guerreiros, mas não colocará mais os joelhos sobre o pescoço do rapaz --que repetiria "não consigo respirar" por diversas vezes.

Os autores Alessandro Marson e Thereza Falcão realmente incluíram o trecho nos capítulos entregues à produção e ao elenco. Segundo a emissora, "a equipe de direção e o ator envolvido avaliaram alguns dias antes de gravar que, no contexto da cena, não caberia fazer a alusão sugerida".

Os roteiristas, aliás, já fizeram vários ajustes na trama a partir dos apontamentos trazidos por consultores, entre eles a pesquisadora Rosane Borges, da USP (Universidade de São Paulo). Um dos personagens mais atingidos foi a princesa Isabel (Giulia Gayoso), que teve diversas passagens já prontas regravadas.

Os rumos de Zayla (Heslaine Vieira) igualmente foram alterados pela consultoria, até para facilitar a redenção da vilã e um eventual final feliz com Guebo. A tesourada na madame Lambert (Lorena da Silva) se tornou um acidente, e a modista ainda fez questão de responder aos impropérios racistas da francesa.

Como o Notícias da TV já havia apontado, os escritores também mantiveram um canal aberto com os atores negros para ouvirem as suas demandas.

O caso George Floyd

Em maio de 2020, George Floyd, um homem negro, foi estrangulado e morto pelo policial branco Derek Chauvin, que ajoelhou em seu pescoço durante uma abordagem após o norte-americano supostamente usar uma nota falsificada de vinte dólares em um supermercado dos Estados Unidos. 

A ação de mais de nove minutos foi filmada, e o vídeo viralizou nas redes sociais. Nas imagens é possível ouvir Floyd dizer que não consegue respirar. O episódio chocante culminou em diversos protestos, o Black Lives Matter [Vidas Negras Importam], pelo mundo. 

Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). A novela terminará no próximo mês dando lugar à exibição de Além da Ilusão.

Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis da Globo.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#88 - Ressuscita! O retorno de Nélio em Nos Tempos do Imperador" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Últimas de Nos Tempos do Imperador


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Leia também

Enquete

Qual a melhor novela no ar atualmente?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.