Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COM ALZHEIMER

Nos Tempos do Imperador: Doente, Nicolau vira esperança de Dolores; saiba por quê

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Cássio Pandolfi com um smoking preto, com gravata borboleta preta, como o Nicolau em cena de Nos Tempos do Imperador

Nicolau (Cássio Pandolfi) em Nos Tempos do Imperador; mordomo sofrerá com Alzheimer

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 11/1/2022 - 17h00

Dolores (Daphne Bozaski) se encherá de esperança ao se deparar com um rosto conhecido no meio do hospício de Nos Tempos do Imperador. A jovem, entretanto, não poderá contar com Nicolau (Cássio Pandolfi) para desfazer as mentiras de Tonico (Alexandre Nero). Afinal, o mordomo terá sido internado por conta de episódios de Alzheimer na novela das seis da Globo.

O funcionário mais antigo da Quinta da Boa Vista vai dar os primeiros sinais da doença nas cenas que serão exibidas a partir desta sexta (14). Ele terá dificuldades para se lembrar de Gastão (Daniel Torres), além de falar de Lurdes (Lu Grimaldi) como se ainda estivesse viva.

"Ele anda tão distraído. Outro dia guardou os ovos na gaveta de talheres", dirá Celestina (Bel Kutner), já desconfiada de que há algo errado. "Deve ser a guerra. Estamos todos abalados com ela", minimizará Teresa Cristina (Leticia Sabatella).

A imperatriz, entretanto, vai perder a paciência com Nicolau ao vê-lo devolver para a estante uma pilha de livros que ela terá separado para a doação. Com pena do colega, a baronesa de Seropédica até mesmo assumirá a culpa para ajudá-lo a se livrar das bronca.

A sós, a personagem de Bel Kutner vai sugerir que ele procure ajuda profissional. "Eu tenho medo. Na verdade, tenho vergonha. Posso estar ficando caduco", lamentará o trabalhador. "Não, claro que não. Isso deve ser cansaço. Vamos ao médico. Ninguém precisa saber. Fica sendo um segredo nosso. E juro que estarei ao seu lado", prometerá a nobre.

A atriz Daphne Bozaski como Dolores é contida por dois enfermeiros e colocada em uma camisa de força em cena de Nos Tempos do Imperador

Dolores no hospício na novela das seis

O que Nicolau tem na novela das seis?

Como a doença de Alzheimer só foi descrita no início do século 20, Nicolau vai ser diagnosticado com uma demência senil no folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão. Ele também será internado em um manicômio, já que as opções de tratamento na época eram mínimas --para não dizer controversas.

Dolores vai se encher de esperança ao ver o administrador do palácio, que até a reconhecerá durante alguns lampejos de memória. Ele, porém, se esquecerá dela justamente ao tentar convencer o doutor Homrich (ator não divulgado) de que a irmã de Pilar (Gabriela Medvedovski) não é louca como Tonico alega.

A personagem de Daphne Bozaski, porém, vai ter a chance de fugir da instituição de saúde durante uma visita de Celestina a Nicolau. A aristocrata vai trocar de lugar com a filha de Eudoro (José Dumont), que correrá para o encontro de Nélio (João Pedro Zappa).

Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). A novela terminará no próximo mês dando lugar à exibição de Além da Ilusão.

Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis da Globo.


Saiba tudo que vai acontecer nas novelas com o podcast Noveleiros:

Ouça "#87 - Cecília passa dos limites e paga mico em Um Lugar ao Sol" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2

Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.