RUA DE MATACAVALOS
FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Pilar (Gabriela Medvedovski) em Nos Tempos do Imperador; novela faz referência a Machado de Assis
Pilar (Gabriela Medvedovski) cruzou os caminhos de Bentinho e Capitu, de Dom Casmurro (1899), e quase ninguém percebeu em Nos Tempos do Imperador. A novela das seis escondeu um "easter egg" no capítulo de segunda (15) ao fazer a médica atender a uma paciente na rua de Matacavalos --exato logradouro em que se passa a obra-prima de Machado de Assis (1839-1908).
A profissional de saúde recebeu um bilhete da família de uma idosa que solicitava a sua presença no final do expediente. A irmã de Dolores (Daphne Bozaski), porém, deu de cara com Diego (Mouhamed Harfouch) às turras com Tonico (Alexandre Nero), que o contratou para dar um golpe na cunhada.
A sequência foi mais um "easter egg" do folhetim de Alessandro Marson e Thereza Falcão, que já havia feito Lupita (Roberta Rodrigues) citar os protagonistas de A Escrava Isaura (1875) e A Cabana do Pai Tomás (1852). A estratégia consiste em fazer uma referência ou trazer um conteúdo extra que vai além da trama, popularizada principalmente pela Marvel.
Uma citação à rua de Matacavalos pode ser encontrada logo no início de Dom Casmurro, reproduzida aqui a partir da página 17 de edição da Antofágica:
A casa que moro é própria; fi-la construir de propósito, levado de um desejo tão particular que me vexa imprimi-lo, mas vá lá. Um dia, há bastantes anos, lembrou-me reproduzir no Engenho Novo a casa em que me criei na antiga Matacavalos, dando-lhe o mesmo aspecto e economia daquela outra, que desapareceu.
Pilar recebe bilhete misterioso no folhetim
A via é justamente onde Bentinho se apaixona e leva Capitu à ruína no romance, que já foi citado também em Bom Sucesso (2019). O nome se devia aos atoleiros que faziam os cavalos se machucarem e, por muitas vezes, serem sacrificados. Ela hoje é a rua do Riachuelo, na Lapa, na região central do Rio de Janeiro.
A mudança é uma homenagem a uma das principais batalhas da Guerra do Paraguai (1864-1870), que também é mencionada em diversos outros sítios da capital fluminense --como a rua Voluntários da Pátria, em Botafogo; a Almirante Tamandaré, no Flamengo; e Bartolomeu Mitre, General Urquiza e Venâncio Flores, no Leblon.
Não é a primeira vez que a produção faz referência a Machado de Assis, que aparece todos os dias em sua abertura. O "bruxo do Cosme Velho" também vai fazer uma participação na trama e será interpretado por Renan Monteiro.
O escritor foi contemporâneo do Segundo Reinado (1840-1889) e diversos pontos da corte são citados em seus romances. Não à toa, a Globo vai reaproveitar a cidade cenográfica para adaptar um deles --O Alienista (1882), encabeçada por Selton Mello.
Nos Tempos do Imperador se passa cerca de 40 anos depois dos acontecimentos de Novo Mundo (2017). Além dos spoilers, o Notícias da TV também diariamente publica os resumos da novela das seis.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#81 - Christian e Bárbara vivem desastre familiar em Um Lugar ao Sol" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Nos Tempos do Imperador e outras novelas.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela Nos Tempos do Imperador: Capítulos de 2 a 5/2
Quarta, 2/2 (Capítulo 153)
Tonico foge com Dominique, e Borges o observa de longe. Isabel se desculpa por ter viajado sem avisar a Teresa. Samuel e Pilar encontram Salustiano. Nélio localiza Mercedes. Tonico é perseguido durante sua fuga com Dominique ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.