Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TUDO OUTRA VEZ?

Noé trapalhão e José musical: 5 versões da Bíblia para fugir da reprise na Record

Reprodução/Elite Filmes e Record

Montagem com foto de um boneco de Lego e do ator Guilherme Winter segurando as tábuas da lei

Boneco de Lego e Guilherme Winter mostram as tábuas da lei em diferentes versões de Moisés

LUCIANO GUARALDO

luciano@noticiasdatv.com

Publicado em 23/11/2021 - 6h15

Após mais de dez meses no ar, Gênesis chegou ao fim na segunda (22) e foi substituída por A Bíblia, "edição especial" das novelas bíblicas da Record que começa com um repeteco da própria Gênesis. Para quem deseja acompanhar as histórias do Antigo Testamento, mas precisa de um descanso das tintas carregadas da emissora de Edir Macedo, o que não faltam são opções. 

Que tal ver o conflito dos irmãos adotivos Moisés e Ramsés sem encarar Guilherme Winter e Sergio Marone? Há desde uma animação vencedora do Oscar até uma versão todinha feita com peças de Lego.

Ficou com saudade das cantorias de Juliano Laham? Um musical sobre a vida de José também tem vez em longa-metragem. E se a Arca de Noé tivesse Renato Aragão no lugar de Oscar Magrini? Claro que o eterno Didi também se aventurou em uma história bíblica nos anos 1980.

Confira cinco opções diferentes de histórias que estarão em A Bíblia para ver:

O Trapalhão na Arca de Noé

A história do dilúvio e da grande embarcação que salvou casais de animais da extinção é tão conhecida que já virou até música do padre Marcelo Rossi. Mas nenhuma versão é tão divertida quanto a dessa comédia de 1983, que reúne Renato Aragão, Xuxa Meneghel e Sérgio Mallandro em uma história contemporânea, situada no Pantanal e que conta até com o adorável dinossauro Papangu --que marcou a infância de muitas crianças oitentistas. O filme está disponível no Vivo Play e no Canais Globo.

A Tenda Vermelha

A minissérie de 2014 conta a história de Diná, que foi apenas pincelada em Gênesis. A única filha de Lia e Jacó assume aqui o protagonismo, contando histórias de outras mulheres importantes da Bíblia, mas que acabam com papéis coadjuvantes diante da visão patriarcal dos autores do Livro Sagrado. O elenco conta com a brasileira Morena Baccarin como a versão jovem de Lia, que na vida adulta é interpretada por Minnie Driver. A atração está disponível no Clarovideo.

Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat

Como os números musicais de Gênesis certamente serão cortados de A Bíblia, quem gosta de ver atores cantando e dançando ao longo da história poderá suprir essa carência com o longa de 1999, estrelado pelo cantor norte-americano Donny Osmond, lenda viva do entretenimento. A trama é baseada no casaco de mil cores de José, objeto de inveja dos seus irmãos, que o vendem como escravo e desencadeiam sua ascensão no Egito. O filme está disponível no Now e, para locação, no YouTube, Clarovideo e Google Play.

O Príncipe do Egito

Vencedor do Oscar de melhor canção, a animação de 1998 conta a história de Moisés, desde seu nascimento proibido e sua viagem pelas águas do rio Nilo em um cesto até seu confronto com o irmão de criação, Ramsés, para liberar os escravos hebreus do domínio egípcio. O elenco conta com as vozes de Val Kilmer, Sandra Bullock, Ralph Fiennes, Michelle Pfeiffer e muitos outros. Está disponível no Prime Video.

Êxodo - Uma Animação Épica

Uma visão diferente da história de Moisés e Ramsés, a produção de 2019 reproduz a Bíblia com pecinhas e personagens de Lego. Apesar da animação "estática", o diretor Josh Carroll abusa da criatividade para criar "efeitos especiais" na hora de representar as pragas do Egito a abertura do mar Vermelho. Está disponível no Vivo Play, no Looke e no iTunes. 

Bônus: Os Dez Mandamentos - O Filme

Para quem é fã das novelas da Record, mas não é Jó para ter paciência de ver tudo de novo, a dica é acompanhar a versão resumida de Os Dez Mandamentos. O compacto de duas horas foi lançado em 2016 e cravou recordes de bilheteria na época --apesar de salas de cinema esgotadas estarem praticamente vazias durante as sessões. O longa, curiosamente, não está disponível no PlayPlus, o streaming da Record --quem quiser assisti-lo precisa ser assinante da Netflix.


Resumos Semanais

Resumo da novela Gênesis: Capítulo de 22 de novembro

Segunda, 22/11 (Capítulo 220) 
Lúcifer é impedido de invadir festa de Israel. Herit anuncia gravidez a Shereder. Judá se redime por ter vendido José. Asenate chora de felicidade ao lado do governador-geral do Egito. Deus surge em discurso final. Abumani surpreende ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.