Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVOS TEMPOS

'Não aceitaria o papel hoje', diz atriz que interpretou transexual em Fina Estampa

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Luciana Paes como a personagem Fabrícia em cena da novela Fina Estampa, da Globo

Luciana Paes como Fabrícia, uma marida de aluguel em Fina Estampa; atriz não repetiria personagem trans

REDAÇÃO

Publicado em 16/6/2020 - 8h24

Intérprete da transexual Fabrícia em Fina Estampa, Luciana Paes disse que recusaria a personagem nos dias atuais para não roubar a oportunidade de atrizes trans. "Acho que a TV se modificou muito. Por essa razão, eu não aceitaria esse papel hoje", avaliou a artista. Na trama de Aguinaldo Silva, a funcionária de Griselda (Lilia Cabral) escondeu que nasceu em um corpo masculino até a reta final da novela.

Em entrevista à coluna de Carla Bittencourt, do jornal Extra, Luciana contou que na época das gravações, em 2011, tinha acabado de se mudar de São Paulo para o Rio de Janeiro para tentar a carreira de atriz. 

"Eu estava muito empolgada, completamente apaixonada pelo Rio. Como estava no elenco de apoio, fui encontrando casas de amigos para ficar na cidade. Mudei quatro vezes em quatro meses", recordou a paulistana.

Paes já sabia que viveria uma trans na história e reconheceu que atualmente este tipo de papel pode ser vivido por atores que têm essa vivência na vida real, mas relembrou que naquela época as coisas eram diferentes no meio artístico. 

"Essa argumentação é muito válida, mas ao mesmo tempo, a própria TV não chamaria um ator/atriz não trans para fazer o papel de uma pessoa trans. Os tempos mudaram", concluiu ela. 

Em Fina Estampa, Fabrícia integrava a equipe de "maridas de aluguel" de Pereirão, que também contava com mulheres de todos os tipos, da gata Deborah (Ana Carolina Dias) à gordelícia Zélia (Sylbeth Soriano). 

A personagem de Luciana Paes teve seu segredo descoberto por Quinzé (Malvino Salvador), que entrou no vestiário e acabou vendo que Fabrícia tinha partes masculinas. Acuada, ela contou que estava na fila do SUS para fazer a cirurgia de mudança de sexo e tomava hormônios para ficar mais feminina. As cenas da revelação do segredo ainda não foram ao ar na reexibição da novela.

Resumos Semanais

Resumo da novela Fina Estampa: Capítulos de 18 e 19 de setembro

Sexta, 18/9 (Capítulo 155)
Tereza Cristina obriga Griselda a implorar pela sua vida. Crô entrega plano de Tereza Cristina para não ser preso. Tereza Cristina arrasta Ferdinando para a cama. Antenor decide ir atrás de Griselda. Zuleika interrompe o casamento ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.