Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PANCADA NA CABEÇA

Mulheres de Areia: Tonho da Lua desvenda mistério sobre a morte do pai; saiba como

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Marcos Frota caracterizado como Tonho da Lua; ele está com a cabeça enfaixada e exprime revolta em cena de Mulheres de Areia

Tonho da Lua (Marcos Frota) em cena de Mulheres de Areia; ele lembrará da morte do pai

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 17/8/2023 - 14h34

Uma pancada forte na cabeça fará Tonho da Lua (Marcos Frota) se lembrar do dia mais traumático de sua vida em Mulheres de Areia. Após o incidente, o rapaz recordará, com riqueza de detalhes, o dia em que o pai dele caiu morto na praia. Ele perceberá que, diferentemente do que foi propagado por todos esses anos, o caso não foi um acidente. Donato, interpretado por Paulo Goulart (1933-2014), foi quem empurrou o pai dele das pedras na novela reapresentada pela Globo.

Claro, o processo para que as pessoas acreditem na palavra dele será árduo. Até porque a primeira expressão de sua lembrança será no mínimo assustadora. O rapaz terá ficado horas desacordado após cair das mesmas pedras que seu pai. Raquel (Gloria Pires) terá o empurrado lá de cima durante uma discussão, e o jovem sofrerá uma concussão grave na cabeça.

Quando ele finalmente abrir os olhos, não esperará nem um minuto para começar a gritar: "Eu lembrei, eu lembrei! Agora eu sei! Eu lembrei. Eu sonhei com tudo direitinho!". Glorinha (Gabriela Alves) e Ruth (Gloria Pires), que passarão a madrugada o observando, vão levar um susto com a gritaria. Donato virá do quarto ao lado apenas para debochar do enteado:  "Até que enfim acordou, hein, Tonho? Eu achava que você não ia acordar nunca mais..."

O personagem de Marcos Frota continuará a berrar a plenos pulmões: "Foi ele. Foi ele, Glorinha, eu lembrei! Foi ele! Agora eu sei de tudo", afirmará. O pescador sorrirá com o escárnio: "Eu pensava que esse tombo ia melhorar a sua cabeça, mas, pelo que eu estou vendo, você ficou pior do que era." 

Tonho não dará ouvidos. Ele olhará com desespero para a irmã e a amiga e fará sua revelação: "Foi o senhor. Eu lembrei, gente. Eu lembrei de tudo. Agora eu sei. Foi ele. Foi ele que empurrou o nosso pai nas pedras! Foi ele que matou! Foi ele. Agora eu lembrei. É, ele empurrou o nosso pai nas pedras que eu lembrei", gritará ele, repetidamente. "Tonho? Tonho? Tonho, não se mexe que o doutor Munhoz...", tentará aconselhar Ruth. Mas o escultor estará convicto: "Eu lembrei, Ruth, eu lembrei..."

"Ele deve de estar bom, já começou a dizer besteira...", debochará Donato, caminhando em direção à porta do quarto. Mas o artista gritará para que ele permaneça no quarto. "Pelo amor de Deus! Calma, Tonho!", berrará a personagem de Gabriela Alves. "Que diabo de mania, gente", praguejará o pescador. Tonho pouco se importará:

Foi o senhor que empurrou o nosso pai nas pedras que eu lembrei agora. Antigamente, eu não lembrava, mas agora eu lembrei, Glorinha. Foi ele que eu vi no meu sonho, foi ele. Eu tinha abaixado para pegar a isca que o pai mandou. Ele não tinha me visto. O senhor não me viu, não! Aí eu vi o senhor vindo devagarinho e fez assim, ó! E empurrou o nosso pai nas pedras! 

Apesar de essa realmente ser a verdade, o crápula tentará se fazer de desentendido. "Olha aqui, Tonho, eu vou achar que você tá delirando, porque essa acusação que você me fez é grave. É muito grave. Você tá me caluniando", cravará ele.

"Foi o senhor que matou meu pai!", arrematará o rapaz, ainda ensanguentado pela queda. "E a polícia cansou de investigar. Ficou provado que foi um acidente. Você quer desdizer a polícia? Você sabe mais que a polícia? Diabo!", retrucará Donato.

Mais tarde, Tonho voltará ao assunto com Glorinha. Mas nem a irmã parecerá acreditar no que ele tem a dizer. Abalado, ele conversará com a escultura incompleta que fez do pai. "Ainda não tô lembrado do seu rosto, pai. Do jeito que você morreu, eu lembrei. Foi o seu Donato. Agora, ele vai para a cadeia. E a Raquel também, que a Raquel, pai, ela me empurrou das pedras. Queria matar eu, que nem o seu Donato fez com o senhor..."

A única que acreditará no rapaz será Alzira (Giovanna Gold). A empregada ajudará o rapaz a conversar com o delegado e, posteriormente, provar a culpa de Donato no crime.

Mulheres de Areia é exibida logo após o Jornal Hoje, na faixa de edições especiais da Globo. A novela já foi reprisada outras três vezes e está disponível no catálogo do Globoplay. O remake de Ivani Ribeiro (1922-1995) --a novela teve uma primeira versão ainda em 1973, quando Eva Wilma (1933-2021) interpretava as gêmeas Ruth e Raquel-- completa 30 anos em 2023.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.