Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

GABRIELLA CRISTINA

Marianinha em Renascer, atriz chora horas com primeira cena na Globo

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Gabriella Cristina está em cena de Renascer como Marianinha

Gabriella Cristina interpreta Marianinha em Renascer: atriz faz primeira participação em uma novela

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 14/6/2024 - 10h00

Aos 28 anos, Gabriella Cristina vive um momento mágico em sua vida após conseguir uma ponta em Renascer. Ela aparece em flashbacks como Marianinha, a irmã de Maria Santa (Duda Santos). Filha de uma manicure e de um vendedor, moradora de Osvaldo Cruz (zona norte do Rio de Janeiro), ela foi chamada para o trabalho na novela das nove cinco anos depois de fazer um cadastro na Globo. Afirma que nunca perdeu a esperança de que isso aconteceria.

"Quando eu descobri que ia ao ar, liguei para uma professora minha do ensino fundamental. Eu tenho a professora Maria Celia como inspiração, tanto na minha profissão de professora quanto na de atriz. Nossa, como eu chorei naquela tarde com ela no telefone! A gente não conseguia nem falar, era só choro. Parece que é pouco, é uma participação, e meu rosto nem apareceu direito, mas só o fato de entrar lá e gravar é muita coisa", diz. 

Gabriella começou a fazer teatro ainda na infância. Decidiu ser atriz, mas sua mãe pediu a ela que tivesse um plano B. A jovem passou dez anos estudando, devido a alguns percalços que surgiam no caminho.

Cursou Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro e teatro na escola técnica estadual Martins Pena --foram seis tentativas para conseguir entrar no curso gratuito, que é bastante concorrido. "Não tinha como fazer um pago, era o único jeito de eu fazer teatro", conta.

Ela aponta que o atual momento também foi importante para sua recente conquista, já que a questão da representatividade é uma busca em constante atualização não só nas telenovelas, como em toda programação televisiva.

Gabriella como Marianinha

Gabriella como Marianinha na novela

Gabriella Cristina comenta que a realidade retratada antigamente na TV foi uma das responsáveis por ela não entender que era uma mulher negra, descoberta que só teve quando já tinha 21 anos.

"Quando você descobre, isso muda tudo. Porque isso é uma identidade política que você tem dentro da sociedade. Eu olhava as pessoas na televisão, as atrizes, e eu não conseguia identificar essa diferença de por que elas estavam lá e eu não estava", recorda-se, antes de completar seu pensamento:

Aí, eu fui entender que eu não sou igual a elas. Eu sou diferente, mas eu quero estar fazendo o que elas estão fazendo. E como é que eu consigo isso? Porque é muito difícil, porque a sua aparência não é só aparência, é a sua identidade. Sua etnia chega primeiro do que você, do que o seu trabalho. É uma coisa que você não tem controle. Então, a gente tem que estudar cinco vezes mais do que outras pessoas com facilidades e privilégios.

Dublê de Maria Santa

O cadastro para trabalhar na Globo tinha sido preenchido pela atriz em 2019. No começo de abril, ela foi procurada pela produtora de elenco Marcela Bergamo, que pediu fotos atuais --algo que é de praxe em um processo de seleção. Cerca de 15 dias depois, Gabriella já estava gravando com Gabriel Sater nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. 

Marianinha sequer teve rosto em 1993, mas ganhou mais espaço no remake. Na cena, o jovem Rachid a encontrou surrada e chorando em uma estrada. Ele lhe deu a mão e a amparou. Ela havia levado uma surra e sido expulsa de casa pelo pai, Venâncio (Fabio Lago). Na última cena do jagunço com sua mulher, Quitéria (Belize Pombal), ela falou que ele fez isso com a herdeira porque a desgraçou, engravidou a própria filha.

reprodução/Instagram

Duda Santos com Gabriella

Duda Santos com Gabriella nos bastidores

Gabriella voltou a ser procurada no mês passado pela produção da novela, que questionou se ela tinha disponibilidade para novas diárias. Foi dublê de Duda Santos e também gravou cenas no mesmo dia em que a intérprete de Maria Santa aparecia no casamento de João Pedro (Juan Paiva) e Sandra (Giullia Buscacio).

A intérprete de Marianinha diz que não sabe quando volta a fazer novas participações na novela --se é que vai retornar em outras sequências.

"Eu sempre tive esperança [de fazer novela]. Até porque eu estudo muito para isso, então em algum momento isso aconteceria, só não sabia de que forma. Da maneira como está sendo, foi um salto muito grande. Eu nunca ia esperar que fosse numa novela das nove da Globo", comenta.

A jovem, que dá aulas para crianças e também faz teatro, não estava acompanhando o remake desde o começo. Ela foi pesquisar no Globoplay e ficou com medo porque achava que ia ter de fazer algo com Mariana, personagem de Theresa Fonseca, mas a confusão foi desfeita rapidamente. 

Gabriella explica que vive um momento mágico porque ganhou seu primeiro prêmio na vida no ano passado, durante o Festu (Festival de Teatro Universitário), fez a participação na novela e está se preparando para o espetáculo Super Zezinho e o Terrível Mistério do Espelho, que estreia em 11 de setembro no Polo Educacional do Sesc.

"Meu objetivo na arte é uma coisa mais a longo prazo. A gente sempre fala que quer mudar o mundo, né? E eu quero mesmo. Quero mudar a visão das coisas, o que é importante, o que não é. Subverter a realidade. Eu quero fazer isso com a minha arte", conclui Gabriella.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 23/7 e 3/8

Terça, 23/7 (Capítulo 158)
Damião ameaça Bento para que ele confesse a relação com Ritinha. Inácia apela para a promessa que Damião fez a Chico. Dalva acolhe Tião no acampamento. Mariana pede abrigo a Norberto na venda. Damião pede dispensa ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.