Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PASSOU DOS LIMITES

Mágica ou milagre? Sem apelo, Além da Ilusão salva Davi de qualquer enrascada

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Rafael Vitti, caracterizado como Davi, tem a expressão raivosa em cena de Além da Ilusão

Mágico profissional ou bruxo poderoso? Identidade de Davi (Rafael Vitti) é uma incógnita

SABRINA CASTRO

sabrina@noticiasdatv.com

Publicado em 9/8/2022 - 6h19

Apesar das fumaças e luzes piscantes, a nova fuga de Davi/Rafael (Rafael Vitti) não empolgou o público em Além da Ilusão. O motivo é simples: o mágico já se safou de tantas falcatruas que não dá mais para temer por ele. O rapaz se enrosca em uma situação bizarra, tira um truque da manga --sejam disfarces questionáveis ou feitiços à la Harry Potter, bruxo protagonista da franquia de livros homônima-- e se salva. A fórmula foi constante na novela das seis da Globo.

Era de se esperar, uma vez que o ilusionismo é um dos fios condutores do folhetim de Alessandra Poggi. O problema está em como os truques são elaborados. Por várias vezes o protagonista parecia mais um bruxo encantado do que um mágico de carne e osso. Os profissionais dessa área até conseguem feitos incríveis, mas com técnicas estudadas em ambientes controlados. Não é o que acontece na novela --em que o rapaz já conseguiu mudar um documento de identificação com um simples estalar de dedos.

Até podemos apelar ao lema de Gloria Perez, "pobre de quem não consegue voar", mas esta não é a proposta da trama. O personagem prometia ser um mágico real, humano. Isso ficou bem evidente no começo do folhetim, quando o ex-detento mostrava os bastidores de seus truques para a pequena Isadora (então interpretada por Sofia Budke; agora, sob a pele de Larissa Manoela) e exaltava Harry Houdini (1874-1926), um dos principais expoentes da área.

O público se empolgou tanto com o passo a passo da magia que, à época, o nome do "mestre" do personagem teve um pico de buscas no Google. Mas a felicidade durou pouco. O trágico assassinato de Elisa (Larissa Manoela), pelo qual o jovem foi preso injustamente, fez com que ele precisasse esconder suas habilidades. De um dia para o outro, o ar mágico da trama foi embora. E tudo bem, porque fazia sentido com a trajetória drástica de Davi. 

Só que o roteiro precisava dar indícios de que a mágica continuava ali de alguma forma. E foi aí que as coisas saíram do controle. O protagonista fez um garfo voar para acertar a boca de Toninho, mudou a própria foto em um cartaz e desaparecia e reaparecia como um fantasma. Tudo sem nenhuma explicação. 

A fuga do último sábado (6), ao menos, teve um planejamento prévio. O folhetim mostrou cenas do mágico fazendo combinados com Augusta (Olivia Araújo) e Heloísa (Paloma Duarte), pegando seus instrumentos e preparando o terreno para sua grande revelação. A sala cheia de fumaça e o piscar de luzes justificaram o sumiço de Davi de um canto ao outro. A proximidade com a janela, por sua vez, deu a entender que o rapaz pulou, e a aparição do jovem na despensa da casa completou o mistério.

Truques de escapismo como esse têm precedente na vida real. O próprio Harry Houdini fez coisas bizarras em vida. Na década de 1920, o ilusionista oferecia US$ 100 (R$ 506, na cotação atual) a qualquer pessoa de trouxesse uma algema da qual não conseguisse escapar. Ele chegou a se libertar de uma camisa de força enquanto estava pendurado do lado de fora de um prédio.

A fuga maluca, mas científica, deu indícios que a novela deve voltar aos eixos na reta final. De fato, informações obtidas pelo Notícias da TV mostram que os planos também terão embasamento. "No século dezesseis, o inventor napolitano Giambattista della Porta [1535-1616] notou que era possível projetar uma imagem numa lâmina de vidro sem que esta ficasse visível, dando ao observador a impressão de que a imagem flutuava no ar", dirá ele, ao explicar um plano maluco para desmascarar Matias (Antonio Calloni).

O jovem dará uma verdadeira palestra. "No século passado, o cientista inglês John Henry Pepper [1821-1900] popularizou essa técnica, utilizando-a para representar fantasmas em peças teatrais e exposições", completará ele, aparentemente um profundo estudioso da área. Resta saber se os estudos históricos salvarão o mágico de seus garfos voadores --ou lhe trarão uma carta de Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, a famosa instituição de Harry Potter, de uma vez por todas.

A novela das seis da Globo entra na reta final a partir desta semana. A exibição do último capítulo de Além da Ilusão será no próximo dia 19, com reapresentação no dia 20.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#113 - Matias confessa assassinato em Além da Ilusão!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Além da Ilusão e outras novelas.


Resumos Semanais

Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8

Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.